Vantagens e desvantagens da energia geotérmicaA energia geotérmica, como qualquer outra fonte de energia, tem suas vantagens e desvantagens. Uma das principais vantagens da energia geotérmica é de que ela é uma fonte de energia inesgotável, sendo um dos principais investimentos de muitos países. A energia geotérmica é uma fonte de energia renovável porque o interior da Terra está em constante estado de produção de calor, o que significa que a energia geotérmica não pode ser esgotada de forma alguma, como o que acontece com os combustíveis fósseis.

Os recursos geotérmicos também são “ambientalmente amigáveis” como fonte de energia, o que significa que eles não estão relacionados com as emissões de gases de efeito estufa prejudiciais que contribuem para as alterações climáticas e para a poluição atmosférica. A energia geotérmica também não exige o consumo de qualquer tipo de combustíveis fósseis, o que significa que os benefícios ambientais de aproveitamento da energia geotérmica são realmente enormes.

Outra questão interessante para salientar com relação aos benefícios de uso da energia geotérmica é de que ela não sofre de problema de intermitência como é o caso da energia eólica e solar e não exige soluções de armazenamento de energia como as duas outras fontes de geração de energia elétrica necessitam. Uma vez construído o parque de energia geotérmica, as usinas geotérmicas têm custos de manutenção muito baixa (em torno de US $ 0,01 - $ 0,03 por kWh, qual é o montante comparável às usinas de carvão).

Um ponto desfavorável em termos de geração de energia geotérmica é que a sua produção é economicamente viável somente em áreas onde há quantidade adequada de pedras quentes, que dá a condição adequada de profundidade de perfuração. A perfuração também precisa ser efetuada com muito cuidado porque os gases nocivos podem escapar do solo, causando danos ambientais significativos no processo.

A energia geotérmica também não é a melhor solução para áreas densamente povoadas, porque a instalação de sistemas geotérmicos requerem espaços amplos e tubulação longa, e isso é algo que é muito difícil de alcançar em áreas de população densa. Outro fator negativo são os custos de instalação, um dos principais motivos pelos quais a energia geotérmica não é mais popular fonte de energia em todo o mundo. Os dados atuais dizem que os custos médios das centrais geotérmicas chegam a US $ 2500 por quilowatt instalado, aproximadamente o dobro do valor de uma usina de gás natural. Há vários fatores responsáveis por essas grandes despesas como os custos de perfuração e os custos de exploração geológica, além dos diferentes testes diferentes que são necessários antes da construção de instalações de energia geotérmica.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia