Benefícios do etanol para geração de energiaHá alguns anos, cientistas e especialistas do setor de energia vêm estudando o etanol como uma fonte de energia renovável. Ao utilizar esse biocombustível, os países seriam menos dependentes da importação de petróleo estrangeiro, e os preços do petróleo teriam que se enquadrar à nova realidade de mercado. A grande produção doméstica de etanol garante a permanência do capital no próprio país produtor e é claro que o aumento da produção de etanol também geraria mais empregos, e também uma provável redução dos custos do combustível.

A queima do etanol também é feita de forma menos agressiva ao meio ambiente, ao contrário do que acontece coma gasolina, em que a queima de combustível emite mais gases tóxicos de efeito estuda ao meio ambiente. Contudo, apesar de todos esses benefícios, a produção de etanol como fonte de energia renovável e como forma de substituição ao combustível convencional também apresenta algumas desvantagens.

Pelo fato de que grande parte da produção de etanol vem da cultura e plantio de alimentos, há um grande risco potencial de que esses alimentos, como o milho, por exemplo, tenham os preços elevados. Além disso, muitos pesquisadores trabalham até mesmo com a hipótese de esses alimentos entrarem em uma fase de escassez.

Outro fator interessante a ser levado em consideração com relação à produção de etanol é que o biocombustível tem 34% menos energia por unidade de volume em comparação com a gasolina, o que resulta em consumo de cerca de 51% maior em etanol puro (E100). O etanol também tende a ser muito corrosivo, pois pode facilmente absorver água e sujeira e sem bom sistema de filtração o etanol pode rapidamente causar a corrosão no interior do bloco do motor.

Outra questão importante a salientar é de que o etanol tende a aumentar a entalpia de vaporização do combustível e isso significa que o motor que usa alta mistura de etanol pode ter problemas durante o tempo frio (inverno) ao ser ligado. O etanol puro em um veículo irá resultar em uma redução de 34% em quilômetros por galão E.U., dada a mesma economia de combustível, em comparação com o nível de queima de gasolina pura em um veículo.

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Editora

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