Energia das marés é geração de energia renovávelA energia das marés é basicamente uma forma de energia hidrelétrica que gera eletricidade através do aproveitamento do fluxo e refluxo das marés. Apesar de ser uma fonte de energia renovável com grande potencial, este recurso ainda não é amplamente utilizado pelos países para gerar energia de forma limpa. O princípio de funcionamento da energia das marés é bem simples: uma vez que a água do mar é armazenada na represa, a água é canalizada através de tubulações para girar as lâminas da turbina, que em seguida, gera eletricidade.

O poder maré tem algumas vantagens importantes como o fato de não produz gases de efeito estufa como acontece com os combustíveis fósseis. Claro que, nesse caso, a construção de barragens e represas é algo primordial para aproveitar a energia das marés e também podem desempenhar papel muito importante na proteção das cidades próximas ou dos portos em casos de tempestade, quando o nível do mar do eleva e muitas vezes, a ressaca atinge a costa de forma destruidora.

As marés são também uma eficiente fonte de energia, com rendimento de 80%, o que significa que sua eficiência é quase três vezes maior do que a do carvão e do petróleo, que apresentam uma eficiência de 30%. A principal desvantagem em se obter energia proveniente das marés é que a construção de usinas específicas é bem onerosa, embora, uma vez que já exista uma usina construída, os custos de manutenção são relativamente baixos.

A energia das marés também pode ter um impacto ambiental negativo, já que as turbinas podem interromper o movimento de grandes animais marinhos e navios através dos canais em que a barragem é construída, além disso, a construção da usina de energia das marés pode criar obstáculos para a migração de peixes nos oceanos.

Embora não haja nenhuma dúvida de que a energia marinha tem um grande potencial também existem alguns inconvenientes graves que impedem que os projetos de geração de eletricidade através das marés se tornem comercialmente viáveis. A tecnologia da energia das marés ainda precisa de muito desenvolvida e pesquisada, a fim de tornar-se rentável.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia