Importância do MTTR como indicador de manutençãoMTTR é a abreviatura o termo “Mean Time to Recovery”, que significa “Tempo Médio de Recuperação” ou “Tempo Médio de Reparo”. Isso representa o tempo médio necessário para substituir ou reparar um componente defeituoso, ou mesmo para que o sistema volte a funcionar. É considerado um forte indicador de manutenção e prediz a quantidade média de tempo necessário para obter o sistema voltar a trabalhar no caso de uma falha do sistema.

MTTR pode variar de alguns milissegundos, como no caso de uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS) para um período de muitas horas ou mesmo de dias, no caso de software aplicativo ou de máquinas complexas. O tempo necessário para restaurar o sistema ao nível de normalidade inclui o período de diagnóstico do problema, bem como a sua retificação. Quando a taxa de insucesso é previsível e bem documentado, o MTTR pode ser consideravelmente reduzido. Por outro lado, se o sistema falhar inesperadamente, o tempo necessário para diagnosticar o problema em si pode ser bastante elevado.

Às vezes, o diagnóstico incorreto pode levar a reparos defeituosos que podem complicar e prolongar ainda mais o período de recuperação e manutenção dos equipamentos. Todos estes fatores podem contribuir para elevar o MTTR no reparo do sistema. Quando o MTTR é incluído e planejado em um contrato de manutenção, o MTTR normalmente implica um custo mais elevado desde que o prestador de serviços garanta que o sistema seja restabelecido num prazo mais curto de tempo. Assim, a parte contratante do serviço tem de pagar mais por este tempo de resposta menor e mais rápido.

A confiabilidade do sistema é um assunto de extrema importância para a maior parte das indústrias, não importa em qual segmento ela atue. Seja na fabricação de automóveis, aviões e carros ou na criação de softwares complexos para o bom funcionamento de uma empresa de negócios, a confiabilidade do sistema é uma área de grande preocupação para os gestores, bem como os usuários do sistema. Então, o indicador de manutenção MTTR é um parâmetro vital que indica quanto tempo as coisas vão voltar ao normal e que tem uma grande influência sobre a estabilidade geral do sistema, deixando os equipamentos com um maior nível de disponibilidade.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção