Vantagens do Balanced Scorecard como indicador de manutenção

O conceito de Balanced Scorecard refere-se à teoria de métricas ligadas por regras específicas, em que o valor total é calculado através de fórmulas específicas. As vantagens do Balanced Scorecard como indicador de manutenção, pois essa métrica é uma ferramenta bastante utilizada na indústria e pode ajudar bastante o setor de manutenção a melhorar as ações de manutenção planejadas. A combinação de indicadores, utilizados no Balanced Scorecard pode ser facilmente empregado para, por exemplo, comparar o produto ou serviço fornecido por uma determinada empresa em relação aos concorrentes, aplicando-se também o conceito de benchmark.

O Balanced Scorecard dá uma sólida base de dados para que os gestores identifiquem quais medidas devem ser aplicadas para comparar o produto em relação à solução apresentada pelo concorrente e como essa mesma companhia poderia desenvolver algo novo, a fim de torná-la ainda mas competitiva no mercado. Na verdade, não há necessidade de criar uma métrica específica para o benchmarking, quando já existe algum sistema de métricas pronto para ser utilizada pela empresa ou indústria.

O Balanced Scorecard em Manutenção é também conhecido como uma KPI, ou seja, “Key Performance Indicators”, então, o que chamamos de métrica também é considerado um indicador de manutenção. O conceito de Balanced Scorecard é a medida do desempenho do negócio, com foco em alguns aspectos específicos que citaremos a seguir.

A primeira questão é: como usar o conceito de balanced scorecard para medir o desempenho do negócio? É fácil. Primeiro, é preciso criar um conjunto de métricas adequadas, que descreva bem a visão de negócios da companhia. É muito importante planejar cada etapa, especialmente como cada ação ira afetar as estimativas futuras.

Segundo, as métricas devem ser agrupadas. Não deve haver muitas métricas e também grupos de métricas. O ideal seria separar cerca de três a cinco grupos e, para cada grupo, uma base de quatro a cinco métricas. É fundamental também definir os valores de importância de cada métrica, onde será necessário descrever a forma como cada gestor mede o valor de métricas, definindo também um valor-alvo para as métricas.

A etapa final é o cálculo do rendimento, utilizando a estimativa de valores de métricas, seus pesos e pesos de seus grupos. Os valores totais vão dizer como a empresa está a performance da empresa sob um determinado ponto de vista. É importante entender os benefícios e as limitações de se estimar o desempenho dos negócios desta forma.

A principal limitação é que métricas nunca irão descrever todos os negócios da empresa. Contudo, o principal benefício está no desempenho descrito em valores numéricos. Com os valores registrados é mais fácil aferir o desempenho dos negócios e também controlá-los.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password