Vidro de segurança: maior proteção ao trabalhadorO vidro de segurança é necessário em muitas indústrias a reduz o risco de lesões decorrentes de acidentes de trabalho com vidros quebrados. Diferentemente do vidro comum, o vidro de segurança não quebra com facilidade e se desfaz em pedaços bem pequenos quando quebrado. Esse fator é extremamente importante, pois ao quebrar em pequenas partículas, os riscos de cortes são menores. Existem duas classes principais de vidro de segurança: o vidro de segurança temperado e vidro de segurança laminado.

O vidro temperado de segurança é tratado termicamente para aumentar a força, rompe-se em pequenos pedaços arredondados quando quebrado. Já o vidro laminado de segurança tem várias camadas internas e externas com filmes de polímero que mantém o vidro mais compacto, mesmo após ter sido quebrado. A indústria automotiva usa vidro de segurança quase que exclusivamente em carros e nas janelas dos caminhões. As janelas traseiras são feitas de vidro temperados, e todas as janelas da frente são de vidro laminado para proteger os passageiros de cacos de vidro perigosos no caso de um acidente. O vidro de segurança é especialmente importante também para os edifícios em situação de risco de terremotos, furacões ou ataques terroristas.

Vidros laminados e temperados de segurança são fabricados de forma diferente para conseguir propriedades diferentes, embora a estratificação e os processos de têmpera possam ser combinados para fazer a segurança desse suprimento industrial sob determinadas circunstâncias. O vidro laminado é formado por uma montagem de filme polivinil butiral fino transparente (PVB) entre duas ou mais folhas de vidro. O filme de PVB, que é flexível e elástico, também reveste as camadas exteriores de vidro, aumentando a resistência. Quando quebrado, o vidro laminado não explode, mas permanece dentro de seu revestimento laminado, mesmo após a ruptura. Os vidros à prova de bala são um exemplo clássico disso.

O vidro temperado é reforçado através de um processo de tratamento térmico que aquece e resfria rapidamente as folhas de vidro por várias vezes para endurecer o vidro e alterar sua estrutura cristalina de modo que, quando as folhas quebrarem, o material caia em pequenos pedaços arredondados. Os vidros temperados e os laminados servem para diferentes funções: o vidro laminado é projetado para evitar a ruptura, enquanto o vidro temperado é projetado principalmente para quebrar em segurança em caso de acidente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais