O que é acidente de trabalho na indústria?Segurança do trabalho é um dos fatores mais importantes dentro de uma empresa e das indústrias. A proteção dos profissionais envolvidos nos setores de produção e até mesmo de outros departamentos é sinal de responsabilidade social da empresa em relação aos seus colaboradores, o que garante também uma produtividade contínua, sem afastamentos dos funcionários por lesões e uma qualidade de vida muito boa dentro do ambiente de trabalho. Para saber como impedir ou amenizar ao máximo os acidentes, antes é preciso saber: o que é acidente de trabalho na indústria?

Acidente de trabalho é considerado todo e qualquer tipo de lesão que aconteça com os funcionários durante o expediente ou mesmo quando o trabalhador está prestando serviços para a empresa fora do local e do horário habitual de trabalho. Qualquer tipo de lesão corporal ou perturbação que provoque riscos de morte, amputações ou afastamento do trabalhador permanentemente ou temporariamente é considerado acidente de trabalho.

Os acidentes de trabalho na indústria e nas empresas em geral possuem algumas peculiaridades e podem ser caracterizadas como: acidentes que ocorrem em viagem a serviço da empresa, acidentes quando o trabalhador está prestando serviços dentro ou fora da organização, doenças provocadas pelo tipo de trabalho e pelas condições que ele proporciona e acidentes que aconteçam no trajeto de ida ou volta do trabalho.

Os acidentes de trabalho podem ser classificados em duas situações diferentes: a primeira é o ato inseguro, em que atividades de risco são exercidas pelo profissional com total consciência de que haver lesões e, mesmo com o uso obrigatório de EPI’s, o profissional age com negligência ao não utilizar os equipamentos de segurança individuais. A segunda situação é a condição insegura, em que é o próprio ambiente de trabalho que não oferece condições seguras para o trabalhador, especialmente quando é a empresa que não disponibiliza os equipamentos necessários para evitar riscos maiores aos seus colaboradores.

Dentro do conceito de segurança do trabalho, o ideal é sempre eliminar os atos e condições inseguros, ou seja, as ações devem partir de ambos os lados, tanto de trabalhadores quando de empresas para que o número de acidentes seja reduzido até chegar a um nível bem baixo. Obviamente que chegar a um nível zero é quase impossível, mas com soluções planejadas é possível diminuir muito os riscos e números de acidentes dentro das indústrias.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho