Adesivo de silicone e suas aplicações na indústriaO adesivo de silicone é um material de ligação poderosa e flexível que tem uma resistência satisfatória mesmo em temperaturas extremamente elevadas. Isso cria uma vedação permanente na maior parte das superfícies, incluindo madeira, vidros, papéis, plásticos, metais, cerâmica e concreto. Além da finalidade de unir duas partes com total vedação, o silicone é usado também como um selante, sendo bem eficaz no preenchimento de rachaduras e orifícios em máquinas e outros itens.

O silicone suporta temperaturas de até 600 º F, e por isso é usado em muitas aplicações de temperatura elevada na indústria automobilística, por exemplo. Os adesivos de silicone estão disponíveis em muitas lojas de produtos para indústria e são confeccionados em variadas formas. Alguns são desenvolvidos como fórmulas que deves ser misturadas antes de usar, tornando o processo de aplicação um pouco mais complicado e trabalhoso.

Também está disponível como um PSA (adesivo sensível à pressão) que é aplicado à superfície com a ajuda de um papel ou outro suporte. Eles são menos comuns do que outros tipos de adesivos e selantes, mas têm apresentado resultados excelentes em aplicações de alta temperatura. Estes suprimentos são frequentemente empregados em motores de automóveis como juntas de vedação. Normalmente, os adesivos feitos de silicone podem ser tratados de variadas maneiras. Por exemplo, alguns tipos de adesivos industriais são tratados com umidade, pois o adesivo reage com a umidade do ar ou um substrato de ligação para iniciar seu tratamento.

Este processo é denominado temperatura de vulcanização. Outro tipo de tratamento, chamado de UV ou radiação, é realizado através da luz ultravioleta, luz visível ou radiação de feixe de elétrons. Nesse processo, nenhum calor excessivo é necessário. A desvantagem deste processo é que um dos substratos deve ser transparente. Outros adesivos em silicone são tratados com a aplicação de calor e são chamados de adesivos termofixos. Este tipo, no entanto, não pode ser tratado pela segunda vez com o calor. Uma vez tratado, o adesivo de silicone termofixo permanece nesse mesmo estado. Os adesivos sensíveis à pressão de silicone têm fixação permanente e aderem facilmente à pressão com um simples toque de dedo. Eles nunca perdem a sua rigidez e podem ser removido ou reposicionado sem danificar a superfície, conforme o necessário.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais