Produtos feitos com grafite

Produtos feitos com grafiteAtualmente, muitos dos produtos industriais que vemos no mercado são feitos à base de grafite um material que confere brilho, é frágil e eletricamente condutivo. Em sua forma natural, há três tipos diferentes de flocos de grafite cristalino, sendo eles o tipo plano, com bordas hexagonais, o amorfo e o tipo fixo, que é encontrado em áreas subterrâneas. Cabe lembrar que grafite, como um importante suprimento industrial, pode ser produzido sinteticamente, com algumas propriedades diferentes. Há muitos usos diferentes para grafite em aplicações comerciais e industriais, mas um dos mais populares produtos feitos com grafite entre os leigos é o lápis, que utilizamos no dia-a-dia.

No entanto, as aplicações deste mineral são abundantes no setor industrial. Em forma de pó, ele age como um lubrificante seco eficaz e é usado em fundição de aço como lubrificante para facilitar a ejeção da peça. Quando combinado com alumina e zircônia, barras de grafite formam outros tipos de objetivos, como recipientes usados para armazenar líquidos muito quentes e materiais chamados cadinhos, que são muitas vezes produzidos a partir do grafite, uma vez que pode suportar temperaturas extremamente altas sem queima, fusão ou mudanças químicas.

Em muitas armas nucleares, químicas, nas indústrias elétrica, eletrônica, automotiva, aeroespacial e mecânica, o grafite é aproveitado na composição de produtos como tintas, baterias, calços para veículos pesados e outros componentes. Além do grafite natural, o grafite sintético tem grande utilidade na produção de aço. Como esse elemento é condutor de eletricidade, ele serve como material para eletrodos em fornos a arco elétrico para transportar eletricidade e derreter a sucata de aço como parte do processo de fundição. Pelo falto de o carbono ser um elemento relativamente oneroso para as indústrias, muitas vezes é o grafite que serve como matéria-prima alternativa, sendo um aditivo perfeito para determinadas aplicações.

Os elétrodos do grafite também são utilizados nos processos de impressão. Os eletrodos são revestidos de uma fina camada de cera em impressões, debaixo de uma camada de cobre. Ele dá a conexão elétrica negativa utilizada para a eletrólise. Sem falar que o grafite também é comumente visto em aplicações da energia nuclear para absorver nêutrons, o que ajuda a moderar uma reação nuclear. Um dos principais benefícios dos produtos com grafite são a sua capacidade de reciclagem elevada. Produtos e sucatas restantes podem ser derretidos e reutilizados diversas vezes. A combinação de grafites usados e novos é triturada em pó fino com trituradores adequados. Normalmente é misturado com outros materiais, formando diferentes moldes por extrusão, moldagem ou prensagem isostática a frio. Os produtos são, então, tratados pelo calor de um forno, onde o grafite passa pelo processo de carbonização.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password