Confiabilidade centrada em planejamentoA alta confiabilidade dos ativos (máquinas e equipamentos) nas plantas industriais é essencial para o sucesso de qualquer organização, principalmente no que diz respeito às suas operações globais e aos custos de manutenção. Por isso, compreender como a confiabilidade e a manutenção estão intrinsecamente ligadas é um fator essencial para o sucesso das empresas e para isso, ter uma confiabilidade centrada em planejamento é mais uma forma de garantir mais competitividade no mercado.

A confiabilidade é focada na capacidade de um ativo em desempenhar a sua função para o qual foi destinado e apoiar a fabricação de um produto ou prestar um serviço. Ela termina quando ocorre um fracasso ou falha nos métodos de produção. Por consequência, a ausência de confiabilidade nos processos de produção gera um alto custo para a organização. A confiabilidade pode ser considerada é um ato de manutenção, ou o trabalho de manter o ativo em condições adequadas de operação.

A manutenção é um "campo" de ação extremamente importante nas indústrias e empresas e pode consistir desde a inspeção de equipamentos e processos até a realização de reparos e substituições de peças e máquinas inteiras para manter os ativos operacionais em uma forma segura de produzir ou fornecer os recursos para os quais estavam destinados. Assim, o papel da manutenção é manter os bens em condições de trabalho aceitáveis, para garantir segurança aos funcionários e evitar que os equipamentos falhem, deixando-os com um nível de eficiência operacional satisfatório e com total disponibilidade para executar cada operação.

Confiabilidade deve ser planejada e esta é uma tarefa estratégica. A manutenção, seja preditiva, detectiva, corretiva ou manutenção preventiva, deve manter os ativos em pleno estado de funcionamento; isso é uma tarefa tática. A confiabilidade e a facilidade de manutenção são itens a serem projetados de modo a minimizar as necessidades de manutenção nos ativos disponíveis na planta industrial. Isso poderia ser feito usando componentes de confiança que são mais fáceis de inspecionar e substituir.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção