Forjamento a frio como processo em metalmecânica

Forjamento a frio como processo em metalmecânicaForjamento a frio é um processo de forjamento muito comum na indústria metal mecânica, em que um metal é formado por meio de um processo que envolve a deformação plástica. O material recebe a pressão calculada e adequada para que ganhe forma acabada sem que seja necessário o uso de aquecimento. No final do processo de forja a frio o metal deve ser trabalhado abaixo de sua temperatura de recristalização, que pode variar desde a temperatura ambiente – por volta de 240 C até centenas de graus Celsius.

O forjamento a frio é ideal para a fabricação de vários metais, incluindo ligas de alumínio, aço inoxidável, aço carbono, cobre eletrolítico, latão e bronze. As quantidades de metal deve ser bastante reduzidas, e o lingote, na forma semi-acabada ou como metal sólido que foi moldado em uma forma circular, deve ser bastante simétrico. As indústrias que mais utilizam processos de forjamento a frio incluem o setor automotivo, mineração, petróleo e gás, aeroespacial, eletrônica, hardware, indústria de fabricação de equipamentos agrícolas e construção civil.

No processo de forja a frio um lingote ou boleto, é perfurado por um forjamento para que haja o remodelamento do lingote através de alta pressão, em vez de aplicar altas temperaturas. Nesse caso, o lingote requer lubrificação, a fim de ser forjada a frio. Forjamento a frio é mais comumente feito equipamentos que causam pressão no material a ser forjado. O metal é martelado ou prensado em um formato desejado através da utilização de uma prensa ou martelo.

O forjamento a frio confere um resultado muito superior em termos de resistência de material porque forjamento a frio, ao contrário da forja a quente, não causa estresse térmico a um material e nem altera a estrutura do material em grão. Os serviços de forjamento a frio são muito precisos e também oferecem um melhor acabamento superficial em comparação com o forjamento a quente. No entanto, o forjamento a frio pode ser desvantajoso devido à exigência de altas pressões em todo o processo de preparação do material, bem como várias etapas de pré-formação.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password