Biomassa Energia Renovável - Energia do Sol na forma orgânicaOs conceitos de biomassa e de energias renováveis, à primeira vista, parecem não se relacionar entre si. Imagine de um lado a biomassa, produzida a partir de resíduos orgânicos gerados como resultado da decomposição de resíduos vegetais, do outro lado as energias renováveis. O fato é que a biomassa tem um grande reservatório de energia solar preso dentro dela, como resultado das atividades fotossintéticas das plantas, sendo uma fonte natural de energia.

As energias renováveis, como o termo sugere, é a energia proveniente de fontes naturais, como sol, água, resíduos orgânicos, ventos, marés, entre outros, que podem ser repostos pela natureza. Essas fontes de energia podem nunca chegar à escassez, ao contrário do que acontece com as fontes de energia não renováveis, por exemplo, os combustíveis fósseis.

Além de restos de plantas, outras fontes de biomassa incluem aparas de madeira, algas, plantas aquáticas, estrume de vaca, lixo descartável, resíduos de esgoto e sabugo de milho. Para ser usado como uma fonte de energia, a biomassa deve ser convertida em energia de modo possa atender a uma percentagem considerável da demanda do país por combustível.

As energias renováveis de biomassa podem ser aproveitadas a partir de resíduos como resíduos agrícolas e florestais para combustível, adubos orgânicos e químicos, restos de alimentos, resíduos urbanos e industriais, como combustível em caldeiras e estoque de alimentação para a produção de metano, além de outros combustíveis líquidos e também com o crescimento da energia de determinadas plantas específicas.

Os resíduos recolhidos podem ser convertidos em combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos com conversões térmicas, termo-química e bioquímicas. Com os processos de trabalho em combustão, gaseificação, fermentação alcoólica e liquefação, a energia pode ser produzida na forma de energia térmica, calor e eletricidade. Os combustíveis sólidos, como o carvão e combustíveis sintéticos como o metanol, o metano e gás hidrogênio podem ser produzidos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia