Noções básicas de Segurança Elétrica - O Que Você Precisa SaberA cada ano, os acidentes com eletricidade causam mais de 300 mortes no trabalho por ano. Estes incidentes não são acidentes considerados puro acaso. Na verdade, a maioria dos ferimentos elétricos pode ser evitada, se os trabalhadores se submeterem aprender e assimilar as habilidades e noções básicas de segurança elétrica. É importante que os trabalhadores saibam usar qualquer equipamento elétrico com total segurança. A formação é um aspecto fundamental ao fazer serviços elétricos industriais. Os trabalhadores necessitam de uma formação adequada sobre as tarefas e procedimentos que são importantes na condução de seu trabalho de forma segura.

Dicas de segurança geral ao trabalhar com eletricidade:

Entender algumas dicas básicas e cruciais de segurança no trabalho, especialmente no setor de energia e eletricidade, pode ajudar a reduzir o risco de choque elétrico ou lesões relacionadas à eletricidade. Além disso, Os circuitos elétricos nas empresas e residências têm poder suficiente para causar a morte por eletrocussão. Por isso é essencial inspecionar todas as ferramentas, cabos de energia e instalações elétricas contra danos ou desgaste. Se algo for danificado, substitua os dispositivos imediatamente. Certifique-se que os cabos usados são classificados pelo nível de amperagem e voltagem que você está usando. Não use qualquer tomada ou cabo com fiações expostas.

É válido verificar se o fusível a ser utilizado é do tamanho correto. Substituí-lo por um fusível de modelo incorreto pode causar correntes excessivas na fiação, acarretando um incêndio. Risco de choque elétrico é maior em áreas que estão molhadas ou úmidas. Se possível, instale interruptores aterrados para que possam interromper o circuito elétrico antes de uma alta corrente ocasionar ferimentos graves. É primordial saber onde os disjuntores e as caixas estão instalados no caso de uma emergência. Certifique-se de rotular todos os disjuntores e fusíveis, com cuidado e clareza. Cada opção tem de ser corretamente identificada, a fim de saber qual tomada ou aparelho eletroeletrônico é utilizado.

Para a manutenção e instalação de grandes equipamentos elétricos, certifique-se de contatar uma empresa ou profissional com experiência em serviços elétricos que possam proporcionar um serviço seguro e eficiente. Os profissionais contratados para lidar com parte elétrica também pode visitar a sua casa ou empresa para inspeções de rotina, fazendo com que sua residência ou edifício esteja sendo abastecido com eletricidade de modo seguro. Utilizando avançadas câmeras infravermelhas e imagens termográficas, os eletricistas conseguem encontrar com mais facilidade algumas falhas elétricas que podem não ser notadas em outras condições. Quando os problemas são detectados precocemente, há como evitar que danos mais graves ocorram, economizando também tempo e dinheiro.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica