Manutenção em sistemas de aquecimento e ventilação

Manutenção em sistemas de aquecimento e ventilaçãoOs sistemas de aquecimento, ventilação e de ar condicionado geralmente requerem manutenção preventiva de rotina para mantê-los em bom funcionamento. Grandes unidades que são usadas em hospitais, escolas, fábricas e edifícios de escritórios são geralmente mantidos por técnicos qualificados em manutenção de sistemas de ventilação e de aquecimento. A simples manutenção e alguns trabalhos de reparação em aquecimento doméstico ou aparelhos de ar condicionado geralmente pode ser realizado por indivíduos com conhecimentos com ampla experiência em manutenção de sistemas de climatização. Nesse caos, a manutenção preventiva ajuda a reduzir o desgaste dos equipamentos e melhorar a eficiência de um sistema, além de prolongar a vida útil de uma unidade.

Grande parte das indústrias, fábricas, hospitais e outras construções de grande porte contam com pessoal especialista em período full-time para executar o serviço de manutenção preventiva em sistemas de climatização, e também fazer reparos de emergência quando houver necessidade. Os profissionais responsáveis pelo setor de manutenção têm o conhecimento detalhado sobre cada aspecto de um sistema, incluindo a estrutura e a função das saídas de ar e o interior de motores mecânicos.

O primeiro passo para a manutenção preventiva de sistemas de ventilação, refrigeração e aquecimento geralmente envolve a limpeza completa do interior e do exterior de uma unidade. Remover a sujeira e os restos de materiais melhora significativamente o desempenho e evita que peças fiquem obstruídas. Um especialista verifica as diversas partes internas do motor e do sistema elétrico, identificando se há desgaste.

As peças desgastadas são substituídas por novas a fim de evitar possíveis problemas. Além disso, parafusos e cintos estão apertados, os filtros são substituídos e os fios elétricos são examinados. Alguns sistemas precisam ser vistoriados a cada poucos meses ou semanas para assegurar a eficiência. Uma unidade nova ou que não é usada regularmente pode precisar apenas de manutenção preventiva, uma vez ou duas vezes por ano.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password