Manutenção em servidores de rede

Manutenção em servidores de redeA manutenção em servidores de rede envolve o processo de conservar um servidor atualizado e funcionando para que uma rede de computadores possa operar sem problemas. A manutenção de um servidor geralmente é a tarefa de um administrador de rede e é vital para o desempenho da rede. No case de a manutenção do servidor não ser feita em uma rede de computadores, independentemente de a rede ser pequena ou grande, o software de aplicação pode não mostrar o desempenho esperado.

Manter um servidor requer um administrador de rede para realizar a manutenção preventiva. Essencialmente, isso significa que o administrador deve analisar o desempenho do servidor, bem como possíveis riscos de segurança e protocolos de backup em intervalos regulares. Como parte da manutenção preventiva, um administrador geral garante que os utilitários de monitoramento automatizado do sistema estejam instalados e configurados adequadamente. Estes utilitários, muitas vezes, vêm com o pacote de hardware do servidor.

Mesmo com utilitários automatizados, um plano de manutenção sólido do servidor requer várias etapas básicas. Primeiro, o administrador realiza um exame aprofundado da rede, incluindo a verificação de arquivos do servidor, espaço em disco, permissões de pasta, entre outros requisitos. Esta revisão inclui também aplicações de monitoramento de temperatura de rede para garantir que o servidor não fique superaquecido. Caso haja o superaquecimento da máquina, por exemplo, a unidade central de processamento, a memória ou placa-mãe podem ser afetadas.

Segurança e funcionalidade do aplicativo também precisam ser examinadas como parte da manutenção do servidor. Se necessário, itens de segurança devem ser instalados em computadores individuais dentro da rede para garantir que os dados sejam mantidos em segurança. A análise de segurança deve também incluir a leitura do servidor para evidenciar alguma tentativa de “hackeamento” do servidor. Além disso, é essencial a instalação de um programa antivírus eficiente.

Um plano de manutenção do servidor também deve incluir um plano global de backup. No caso de uma falha no sistema, o backup de dados será essencial para ajudar os usuários da rede a recuperar as informações armazenadas. Um bom plano de backup devem sempre ser testado regularmente para garantir que atenderá às necessidades de recuperação de dados.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password