Termoplásticos na indústria dos recicláveistermoplástico é um tipo de plástico muito aproveitado na indústria de recicáveis e é feito a partir de polímero de resinas que se torna um líquido homogeneizado, quando aquecido, e duro quando resfriado. Quando congelado, no entanto, torna-se um termoplástico de vidro sujeito a rachaduras. Estas características conferem ao material a capacidade de reversibilidade. Ou seja, ele pode ser reaquecido, reformado e congelado várias vezes. Essa qualidade também faz dos termoplásticos materiais recicláveis importantes nas indústrias de plásticos e de materiais recicláveis.

Existem dezenas de tipos de termoplásticos com variações como transparência e densidade. Alguns tipos que são normalmente produzidos hoje são de poliuretano, polipropileno, policarbonato e acrílico. O material celulóide, que é considerado o primeiro termoplástico, fez a sua aparição em meados de 1800 e reinava no setor de plásticos há aproximadamente 100 anos. Durante o seu pico de produção, foi utilizado como um substituto para o marfim. Hoje, é usado para fazer palhetas.

Muitas vezes, termoplásticos são confundidos com plásticos termofixos. Embora possa parecer o mesmo material, eles realmente possuem propriedades muito diferentes. Enquanto os termoplásticos podem ser levados ao estado líquido por fundição e ao estado sólido por refrigeração, os plásticos termofixos se deterioram quimicamente quando submetidos ao calor.

Termoplásticos são um componente importante na vida cotidiana. Por exemplo, acrilonitrila butadieno estireno (ABS) é um tipo de termoplástico utilizado para o fabrico de equipamentos desportivos, brinquedos e diversas peças de automóveis. O policarbonato é utilizado para fazer os discos compactos (CDs), garrafas de bebidas, recipientes de armazenamento de alimentos e as lentes de óculos, entre outras coisas. O polietileno é provavelmente o tipo mais encontrado de termoplásticos e é aproveitado para fazer tubos de xampus, sacos plásticos e até mesmo coletes à prova de balas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais