Conversor térmico e suas aplicações na indústriaUm conversor térmico, também conhecido como um conversor termoelétrico ou um gerador termoelétrico, é um dispositivo eletrônico capaz de converter energia térmica em energia elétrica. Embora existam vários tipos de conversores térmicos no setor industrial, todos esses equipamentos são baseados no efeito Seebeck. O efeito Seebeck é um fenômeno em que as diferenças de temperatura podem ser aproveitadas para gerar uma corrente elétrica.

Ele foi descoberto por Thomas Johann Seebeck, em 1826, quando o cientista observou que dois metais diferentes podiam gerar uma carga elétrica enquanto os pontos de ligação dos dois metais estivessem em diferentes temperaturas. Desde então, foi detectado que o efeito termoelétrico gerado por estas circunstâncias aumenta à medida que houvesse a diferença de temperatura.

Um equívoco comum é pensar que um conversor térmico possui as mesmas características que um motor térmico. Um motor térmico converte as diferenças de temperatura em força mecânica, enquanto que um conversor térmico transforma as diferenças de temperatura diretamente em energia elétrica.

Além disso, enquanto os motores de calor, muitas vezes, são equipamentos mais eficientes que os conversores térmicos, os conversores podem ser mais adaptáveis em algumas situações por serem menores e mais compactos do que os motores. A principal diferença entre conversores térmicos e motores de calor é que, diferentemente da maioria dos geradores, um conversor térmico geralmente não tem partes móveis, com exceção de um ventilador de refrigeração.

Todos os modelos de conversores térmicos podem ser aplicados a uma série de situações diferentes. Além de ser aplicado para substituir os motores de calor, muitas pesquisas também estão sendo realizadas no sentido de aproveitar o uso do calor residual dos motores de combustão, tais como os utilizados em carros e aviões. Se isso puder ser feito, a eficácia do combustível dessas máquinas torna-se bastante elevada. Os conversores térmicos também são usados em sondas espaciais de longo alcance para gerar uma fonte constante de energia elétrica.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos