Bioetanol é alternativa como combustível limpoBioetanol é um tipo de álcool criado a partir de matérias-primas de biomassa, como milho, açúcar e até mesmo materiais celulósicos, tais como lascas de madeira. Este álcool, ou mais especificamente, o álcool etílico, é muitas vezes usado como combustível limpo. Alguns especialistas distinguem o etanol e bioetanol celulósico simplesmente porque o combustível de bioetanol é feito com base em produtos que servem de alimentos aos seres humanos ou animais. Eles são, no entanto, praticamente produzidos com fontes orgânicas.

A fonte mais comum para a produção do etanol em diversas partes do mundo, como nos Estados Unidos, assim como muitos outros países de clima temperado, é o milho. O milho tem uma boa quantidade de amido, elemento necessário durante o processo de fermentação para produção de grandes quantidades de bioetanol. O milho é colhido e processado em uma usina de etanol e, dependendo do procedimento utilizado, o grão seco ainda pode ter algum benefício nutricional para o gado. Em outros casos, se tornará inútil.

Já o Brasil e alguns outros países, usam a cana de açúcar na produção do combustível etanol em vez de milho . O teor de amido no açúcar é maior do que no milho. Como resultado, uma maior quantidade etanol pode ser elaborada de forma mais eficiente com a utilização de açúcar. Isto representa um grande benefício para os países onde o clima é propício para o cultivo da cana de açúcar, e isso normalmente acontece nas áreas entre os trópicos.

Há muitos outros benefícios proporcionados pelo combustível à base de bioetanol. Não só ele pode ser usado como combustível, mas também pode servir de suplemento de combustível para veículos movidos a gasolina, assim, estendendo os recursos do produto. É também uma fonte de energia benéfica para os países que não têm recursos de combustíveis fósseis. Talvez o mais elogiado benefício de bioetanol é que ele um combustível mais limpo do que a gasolina, mesmo ainda produzindo certa quantia de dióxido de carbono.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia