Fluídos hidráulicos garantem eficácia às máquinas industriais hidráulicasOs fluidos hidráulicos são líquidos utilizados como meio de indução em máquinas e equipamentos hidráulicos. Estes suprimentos são usados em uma variedade de máquinas, incluindo os motores de automóveis, sistemas de direção hidráulica e freios. O fluido de freio, um subtipo de fluido hidráulico, é elaborado ter um baixo ponto de congelamento, um alto ponto de ebulição e habilidades higroscópicas assim que absorve a água. Os fluidos hidráulicos são também aproveitados em tratores, escavadeiras, empilhadeiras, retroescavadeiras, máquinas industriais e outros. A maioria dos  sistemas de controle de vôo das aeronaves também exige o uso de fluido do tipo hidráulico.

Os fluidos hidráulicos contêm compostos químicos diversos, incluindo os óleos, ésteres, silicones, butanol, polialquileno glicóis (PAG), inibidores de corrosão, e muitos outros. Os três tipos mais comuns de produtos químicos utilizados em fluidos hidráulicos, entretanto, são polialfaolefinas (PAO), ésteres de fosfato e óleo mineral. Felizmente, o atual interesse em proteger o meio ambiente criou uma demanda para os fluidos hidráulicos biodegradáveis. Um fluido hidráulico biodegradável tem um estoque base de óleos vegetais tais como soja, canola ou girassol. Estes fluidos biodegradáveis hidráulicos ajudam a minimizar a poluição no caso de um vazamento de óleo.

Este tipo de fluido biodegradável é um avanço importante porque os produtos químicos utilizados em um fluido hidráulico convencional oferecem muitos riscos para o meio ambiente. Quando há um vazamento ou derramamento de óleo, alguns dos produtos químicos ficam na superfície do solo, enquanto outros submergem na água subterrânea. Nesse caso, peixes e outras espécies marinhas que vivem na região acabam por absorver o líquido contaminado. Porém, infelizmente, um fluido hidráulico biodegradável é muito mais oneroso para as empresas e indústrias do que um fluido convencional, por isso, esses produtos biodegradáveis não são amplamente utilizados.

A exposição ao líquido hidráulico, seja com contato com a pele ou por inalação, pode afetar a saúde humana. Ingerir estes líquidos causa sangramento intestinal, pneumonia e leva ao óbito. Trabalhadores que manipulam fluidos hidráulicos em um período regular frequentemente relatam fraqueza das mãos. No caso de contato prolongado com a maioria dos fluidos hidráulicos, existe a possibilidade de irritação da pele.

Saiba mais sobre fluídos e máquinas hidráulicas

o que são máquinas hidráulicas?
quais são os tipos de fluídos hidráulicos?
o que é hidrocraqueamento?

O que são máquinas hidráulicas?

Máquinas hidráulicas são máquinas, dispositivos e ferramentas que utilizam energia de fluidos para fazer um trabalho simples. Um e é um exemplo bastante comum. Neste tipo de máquina, um líquido de alta pressão – definido como fluído hidráulico - é transmitido por toda a máquina para vários motores e cilindros hidráulicos. O fluido é controlado diretamente ou automaticamente por válvulas e são distribuídos através de mangueiras e tubos.

Quais são os tipos de fluídos hidráulicos?

Atualmente, o mercado de produtos para a indústria apresenta três tipos básicos de óleos hidráulicos, sendo eles: óleos minerais, em que é possível adicionar aditivos anti-corrosivos, anti-oxidantes, aditivos EP (extrema pressão), inibidores de espuma e demulgadores. Também existem os óleos minerais tratados, fabricados com processo especial de hidrocraqueamento, e óleos sintéticos, à base de Polialfaoleofina (PAO).

O que é hidrocraqueamento?

Hidrocraqueamento é um processo de craqueamento catalítico assistido pela presença de uma elevada pressão parcial de hidrogênio do gás. Nesse processo, a função de hidrogênio é a purificação da corrente de hidrocarbonetos a partir de enxofre e de hetero-átomos de nitrogênio.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais