Terapia Ocupacional em Segurança do Trabalho

Terapia Ocupacional em Segurança do TrabalhoA Terapia Ocupacional é um item importante dentro de segurança no trabalho, especialmente nas indústrias, porque promove a saúde, capacitando as pessoas para realizar suas funções com qualidade de vida no trabalho. Os terapeutas ocupacionais por formação trabalham com indivíduos, famílias, grupos e comunidades a fim de facilitar a saúde e o bem-estar através do engajamento ou reengajamento na ocupação. Os terapeutas ocupacionais estão se tornando cada vez mais envolvidos na abordagem do impacto social, ambiental e fatores políticos que contribuem para a exclusão e as privações de trabalho.

Os terapeutas ocupacionais utilizam a análise cuidadosa de aspectos físicos, ambientais, psicossociais, mentais, espirituais, políticos e culturais para identificar as barreiras em relação ao bom desempenho de uma determinada tarefa. A terapia ocupacional abrange diversos campos do conhecimento, como a medicina, a psicologia, a sociologia , a antropologia e muitas outras disciplinas que dão suporte ao desenvolvimento do conhecimento e da aplicação de práticas coom o obetivo de oferecer mais saúde no ambiente de trabalho.

Pesquisadores vêm estudando novos modelos de terapia ocupacional ao longo dos anos e novas áreas de estudo estão surgindo dentro da terapia ocupacional, dentre elas, alguns projetos específicos destinados à indústria e aos seus trabalhadores, promovendo o bem-estar durante as atividades de trabalho rotineiras e mais desgastantes. Os profissionais formados em terapia ocupacional promovem tratamentos de indivíduos cuja capacidade de executar tarefas em um ambiente de trabalho tenha sido prejudicada. Esses profissionais avaliam o ambiente de trabalho, planejam as atividades de rotina e avaliam o progresso do paciente. Os terapeutas também podem colaborar com o paciente e o empregador no sentido de modificar o ambiente de trabalho para que todos os serviços possam ser concluídos com êxito.

Um tipo de trabalho muito importante realizado por parte das equipes de terapeutas nas empresas e indústrias é que estes profissionais, além de desempenharem funções parecidas com as de um fisioterapeuta, também fazem atendimento a pessoas com algum grau de deficiência, capacitando o profissional deficiente para que ele consiga desempenhar suas tarefas da melhor forma possível. Sabemos que hoje é grande o número de empresas e indústrias que empregam pessoas com deficiência e o trabalho da terapia ocupacional na indústria é um grande aliado na capacitação dos funcionários.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password