Terapia Ocupacional em Segurança do TrabalhoA Terapia Ocupacional é um item importante dentro de segurança no trabalho, especialmente nas indústrias, porque promove a saúde, capacitando as pessoas para realizar suas funções com qualidade de vida no trabalho. Os terapeutas ocupacionais por formação trabalham com indivíduos, famílias, grupos e comunidades a fim de facilitar a saúde e o bem-estar através do engajamento ou reengajamento na ocupação. Os terapeutas ocupacionais estão se tornando cada vez mais envolvidos na abordagem do impacto social, ambiental e fatores políticos que contribuem para a exclusão e as privações de trabalho.

Os terapeutas ocupacionais utilizam a análise cuidadosa de aspectos físicos, ambientais, psicossociais, mentais, espirituais, políticos e culturais para identificar as barreiras em relação ao bom desempenho de uma determinada tarefa. A terapia ocupacional abrange diversos campos do conhecimento, como a medicina, a psicologia, a sociologia , a antropologia e muitas outras disciplinas que dão suporte ao desenvolvimento do conhecimento e da aplicação de práticas coom o obetivo de oferecer mais saúde no ambiente de trabalho.

Pesquisadores vêm estudando novos modelos de terapia ocupacional ao longo dos anos e novas áreas de estudo estão surgindo dentro da terapia ocupacional, dentre elas, alguns projetos específicos destinados à indústria e aos seus trabalhadores, promovendo o bem-estar durante as atividades de trabalho rotineiras e mais desgastantes. Os profissionais formados em terapia ocupacional promovem tratamentos de indivíduos cuja capacidade de executar tarefas em um ambiente de trabalho tenha sido prejudicada. Esses profissionais avaliam o ambiente de trabalho, planejam as atividades de rotina e avaliam o progresso do paciente. Os terapeutas também podem colaborar com o paciente e o empregador no sentido de modificar o ambiente de trabalho para que todos os serviços possam ser concluídos com êxito.

Um tipo de trabalho muito importante realizado por parte das equipes de terapeutas nas empresas e indústrias é que estes profissionais, além de desempenharem funções parecidas com as de um fisioterapeuta, também fazem atendimento a pessoas com algum grau de deficiência, capacitando o profissional deficiente para que ele consiga desempenhar suas tarefas da melhor forma possível. Sabemos que hoje é grande o número de empresas e indústrias que empregam pessoas com deficiência e o trabalho da terapia ocupacional na indústria é um grande aliado na capacitação dos funcionários.

Saiba mais sobre Terapia Ocupacional no trabalho

o que é a Associação Americana de Terapia Ocupacional?
qual é importância da Associação Americana de Terapia Ocupacional?
o que são modelos de terapia ocupacional?

O que é a Associação Americana de Terapia Ocupacional?

A Associação Americana de Terapia Ocupacional (American Occupational Therapy Association) é uma sociedade profissional nacional criada em 1917 no Estados Unidos para representar os interesses e preocupações dos profissionais de terapia ocupacional, e melhorar a qualidade dos serviços de terapia ocupacional.

Qual é importância da Associação Americana de Terapia Ocupacional?

Grandes programas elaborados pela AATO e muitas atividades estão voltados para a garantia da qualidade dos serviços profissionais, para a melhora do acesso dos consumidores aos serviços de saúde e para a promoção do desenvolvimento profissional dos seus membros.

O que são modelos de terapia ocupacional?

Os modelos de terapia ocupacional são uma forma de especializações desenvolvidas para atender aos pacientes de acordo com seu grau de doença, incapacidade ou deficiência. Basicamente, são oito modelos: modelo de desempenho ocupacional, modelo de reabilitação, modelo biomecânico, modelo comportamental, de incapacidade cognitiva, modelo de neurodesenvolvimento, modelo de ocupação humana ou 'modelo moral' e modelo de integração sensorial.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho