Uso de luvas para trabalhos em elétrica

Uso de luvas para trabalhos em elétricaManusear circuitos elétricos é algo extremamente perigoso e quem lida diariamente com a eletricidade e energia precisa se concentrar em todos os aspectos de segurança em todos os momentos. Além de atenção redobrada e muito treinamento e capacitação, é válido que o profissional faça uso de equipamentos de segurança, especialmente das luvas para trabalhos em elétrica. Em todas as lojas especializadas na venda de produtos para segurança do trabalho há luvas especiais confeccionadas com o tecido adequado a cada tipo de tarefa relacionada à parte elétrica.

As luvas de segurança são bem diferentes de luvas normais, pois elas são produzidas com o intuito de conferir uma proteção extra a quem se arrisca todos os dias na indústria elétrica e eletrônica. Esses tipos de suprimentos são usados para proteger o eletricista de contato acidental com os sistemas durante o expediente. Em situações normais, os sistemas elétricos e disjuntores são desativados antes de trabalho ser iniciado. No entanto, há ocasiões em que o eletricista deve trabalhar perto de um sistema ligado, o que oferece riscos à sua saúde.

Normalmente, as luvas são feitas com materiais de boa qualidade, com borracha sintética ou natural, ou com a combinação de ambas. Outros compostos apropriados são adicionados a fim de oferecer uma espessura adequada ao produto, que permita cumprir com as especificações do padrão de qualidade e que fique de acordo com os vários níveis de tensão que podem ser encontrados. O látex 100% natural é outro material usado para fabricar luvas de eletricistas.

Às luvas são atribuídas classificações com base na espessura e nos níveis de tensão que o dispositivo de proteção suporta. As classes vão de 00 – 3, sendo que o menor nível, 00, requer apenas uma espessura de 0,05 milímetros e é avaliado por apenas 500 volts. A classificação mais elevada, 3, requer medidas de 2,9 milímetros de espessura e está classificado para 26.500 volts. As luvas precisam ser longas para encaixar por cima das mangas da roupa do usuário, assegurando a cobertura máxima.

Cabe lembrar que para garantir a eficácia do suprimento é importante manter as luvas em perfeitas condições. Uma pequena falha ou rasgo na luva poderia ter consequências fatais para o usuário. É importante guardá-las longe da luz e da umidade. Elas precisam ser mantidas longe de objetos pontiagudos ou cortantes. As luvas de látex, por exemplo, são afetados pela gordura animal e por outras substâncias que reagem com o látex, decompondo-o. Caso haja dúvidas da condição de uso das luvas, elas podem ser testadas e substituídas periodicamente. O eletricista mais experiente usa suas luvas somente quando a situação de trabalho assim exige e os armazena de forma segura entre cada período de utilização.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password