Como otimizar a capacidade operacional com o uso de software de gestão de manutenção CMMSO gerenciamento eficaz e rápido das atividades rotineiras dentro de uma empresa ou indústria é um dos aspectos mais importantes para a conquista de sucesso em qualquer ramo de negócio. A gestão de uma grande companhia ou de apenas uma parte dela, como um departamento ou uma planta industrial pode ser uma tarefa desafiadora. A gestão de uma organização, em especial no setor de manutenção, traz a necessidade de um equilíbrio entre custo e lucro. Porém, o software de gestão de manutenção CMMS mostra-se a ferramenta ideal para automatizar o monitoramento das atividades e ordens de trabalho e para otimizar a capacidade operacional das máquinas e equipamentos.

O sistema de gestão CMMS (Computerized Maintenance Management System) ajuda a monitorar e manter alguns itens como o custo orçado para as máquinas de uma organização, o setor de recursos humanos, ações e propriedades dentro do setor de manutenção e compras de suprimentos, entre outras áreas. O sistema também garante um eficaz controle de qualidade e propicia a elaboração de relatórios de responsabilidade durante a produção para evitar perdas desnecessárias ou a insatisfação do cliente. Algumas das funções desempenhadas pelo software CMMS são agendamento de tarefas, reserva e distribuição dos materiais, gravação e monitoramento das despesas incidentes incomuns no processo de produção. O CMMS é uma parte importante de qualquer planta ou instalação de uma companhia industrial. Alguns dos itens mais importantes do pacote de módulos do sistema de gestão CMMS são:

Controle de Estoque: este é um tipo de software de gestão de manutenção usado para gerenciar peças sobressalentes, ferramentas, materiais de atribuição e gestão de outros materiais. O setor de controle de estoque também lida com o armazenamento adequado de todos os materiais, gestão de ordens de compra, seguindo todos os bens de transporte e controle de inventário real.

Segurança de máquinas: O sistema de gerenciamento de manutenção CMMS ajuda a controlar e monitorar todas as documentações importantes, juntamente com os regulamentos em termos de segurança. A monitoração de segurança realizada pelo CMMS também contribui para garantir a segurança do equipamento e do pessoal que utiliza as máquinas para produção.

Gestão dos ativos: Este sistema de gestão contribui para gravar dados atualizados sobre todos os ativos, especialmente os equipamentos industriais. Mantém a atualização das datas de renovação dos contratos de serviço, controla a depreciação de peças sobressalentes e a data de compra de novas peças. Também tem como finalidade ajudar a avaliar a vida útil esperada de todos os equipamentos de forma a medir o valor real das empresas em um determinado período de tempo.

Manutenção preventiva: A inspeção periódica de todos os equipamentos e instalações é necessária para reduzir os custos de manutenção. Este software especial usa listas específicas para monitorar o progresso a manutenção e as atualizações feitas pelo departamento responsável.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção