O novo conversor de freqüência, que complementa o portfolio de acionamentos de motores elétricos da companhia,garantemaior economia no consumo de energia, tem operação e manutenção simplificadas,ocupa até 70% menos espaço e é mais silencioso

O G150, novo membro da família SINAMICS, é um conversor de freqüência montado em armário padronizado pronto para conectar e desenvolvido, especialmente, para aplicações gerais como bombas, ventiladores e turbocompressores, ou ainda, extrusoras, misturadores e moinhos, cujo uso não requer elevadas reservas de sobrecarga e alta dinâmica. O equipamento é também adequado para acionamentos que não necessitam de regeneração de energia. Para permitir a integração do conversor em ambientes industriais de automação e com computadores (comissionamento remoto), o SINAMICS G150 utiliza o protocolo de comunicação PROFIBUS, incluso mesmo na versão básica.

Segundo Flávio Honda, engenheiro de produto da Siemens, o SINAMICS G150 se destaca – em relação a equipamentos similares do mercado – pela compactação, manutenção simplificada, por ser mais silencioso durante a operação, por sua facilidade de operação e pela flexibilidade em aplicações gerais.

Menor espaço e menos ruído

Para atender o mercado de bombas e ventiladores cujo uso é cada vez mais significativo em todos os setores da indústria, a Siemens desenvolveu características especiais no SINAMICS G150. “A redução de até 70% no espaço ocupado foi conseguida por meio da utilização de componentes com perdas extremamente baixas, tais como os semicondutores de potência IGBTs que permitiram um maior empacotamento dos módulos, e a substituição dos cabos de potência por barramentos planos de cobre”, explica o engenheiro Flávio Honda.

A plena carga, o conversor causa um ruído acústico típico de até 75 decibéis. “Por meio de técnicas computacionais de simulação térmica conseguimos um dimensionamento ótimo do fluxo de ar e, conseqüentemente, dos ventiladores. Dessa forma foi eliminada a necessidade de medidas adicionais de supressão de ruídos”, garante o engenheiro.

Desenvolvido dentro do conceito Totally Integrated Automation, o SINAMICS G150 complementa as famílias Micromaster Geração 4 e Simovert Masterdrives Vector Control. O novo conversor já está disponível para comercialização no Brasil, na faixa de potências de 75kW a 800kW e tensões 380V-480V e 660V-690V.

Informações para o consumidor:

Central de Atendimento Siemens: 0800-11-9484

Suporte Técnico Acionamentos: (11) 3833-4040

Autor(es): Siemens

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas