Descarbonetação, o que isso significa?Na indústria química, petroquímica e na indústria siderúrgica do setor metal mecânico, a descarbonetação é um tipo de tratamento térmico importante, porém não é aceito em qualquer nível, uma vez que deixa o metal mais suscetível à corrosão. A descarbonetação é caracterizada como uma mudança na estrutura do aço, mais usado em aço baixa liga, no qual alguns átomos de carbono contidos na camada superficial ou camadas do aço acabam sendo perdidos.

Na descarbonetação total, há redução do teor de carbono na camada superior do aço, que é composta principalmente de materiais como o ferrite, enquanto na descarbonetação parcial, há perda de carbono nas camadas mais periféricas do aço. Uma microscopia é usada nesse caso para identificar a perda de carbono, porém, outras técnicas de teste também estão disponíveis atualmente para identificar se houve ou não perda de carbono pelo aço. Este tipo de tratamento térmico ocorre em produtos que necessitam de baixa permeabilidade magnética.

Classicamente, a descarbonetação do aço ocorre quando o metal é aquecido em um ambiente onde o oxigênio está presente, levando ao metal à oxidação e à perda de carbono. Como resultado da descarbonetação, o metal perde um pouco de sua resistência e ductilidade, e pode desenvolver fissuras que o tornem vulnerável à ruptura. A superfície do aço também pode se tornar mais escamosa.

Quando é verificada alguma falha no processo de descarbonetação do aço, ensaios de materiais são testados no aço para confirmar que o nível de perda de carbono é aceitável. Se não for, o aço não será usado para produção de nenhum tipo de material. Perda de carbono pode fazer a estrutura do aço pode ficar menos estável, além de desvirtuar o desempenho de ferramentas de aço e causar uma variedade de outros problemas com os equipamentos fabricados com o aço descarbonetado.

Vale lembrar que a taxa de descarbonetação é algo passível de controle e monitoramento. Se não for desejado, revestimentos protetores podem ser usados no aço para evitar sua corrosão, e o metal ainda permite ser aquecido em uma atmosfera inerte que não possua oxigênio. Um número de sistemas de controle de perdas de carbono estão disponíveis através de empresas que fazem os equipamentos utilizados no processamento de aço. Também é possível desenvolver um sistema personalizado para atender a uma necessidade específica.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica