Saneamento industrial é exigência em segurança do trabalhoSaneamento Industrial é uma série de práticas que visam proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores em ambientes industriais, além de proteger o meio ambiente natural contra o acúmulo de resíduos industriais e da poluição. Muitas nações têm códigos legais específicos que dizem respeito ao saneamento básico industrial e, com base nessas leis, definem normas para instalações industriais. Esses códigos podem ser aplicados pelos representantes da segurança dos trabalhadores e pelas agências de saúde ambiental que possam inspecionar as instalações, inclusive com possibilidade de encerramento das atividades no estabelecimento em caso de violações graves.

Há uma série de questões de saneamento que devem ser consideradas nas instalações e plantas industriais. Um deles é o saneamento básico, que inclui a manutenção das instalações limpas e em ordem, com ventilação e iluminação adequadas, oferecendo aos trabalhadores um ambiente agradável. Os funcionários também precisam de acesso ao saneamento, com a disponibilização de chuveiros, armários para guardar pertences, e assim por diante. O saneamento na indústria também inclui treinamento em práticas de segurança do trabalho e programas que incentivem a observação das normas de saneamento.

Outro aspecto do saneamento industrial é o controle de resíduos em uma instalação industrial. A gestão dos resíduos inclui tudo, desde produtos químicos utilizados na fabricação de produtos até os contêineres que devem ser reutilizados ou devidamente descartados. Um contrato com uma empresa especializada na gestão de resíduos muitas vezes é algo primordial para o controle e tratamento de resíduos e descarte de lixo biológico ou radioativo, assegurando a qualidade dos serviços de descarte de resíduos industriais no meio ambiente de forma responsável.

As necessidades de saneamento em segurança do trabalho abrangem itens como o acesso à água potável, com uso de protocolos claros para o tratamento dos resíduos e para o controle de equipamentos utilizados nas instalações, sempre com o intuito de confirmar que os detritos não são poluentes ou expõem os trabalhadores a situações perigosas. Outras medidas de saneamento citam também as medidas tomadas para proteger a integridade do produto, como a refrigeração da carne nos matadouros e proteção contra riscos biológicos em em instalações farmacêuticas para assegurar que os produtos não sejam contaminados.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho