O trabalho de um higienista industrial é muito importante para a segurança do trabalho e qualidade de vida no ambiente de trabalho, afinal, é este profissional o responsável por inspecionar todos os locais e mantê-los em condições de ordem, limpeza e higiene, A fim de afastar os riscos de segurança à saúde dos funcionários. O trabalho dos higienistas industriais inclui a análise da qualidade do ar e da água e a medição dos níveis de ruído para a certificação de que os ruídos não excedem os limites de decibéis. Em alguns locais, os níveis de radiação também devem ser medidos para cumprimento das leis e normas que vigoram atualmente.
O objetivo de um higienista industrial, também chamado de técnico químico de higiene industrial, é evitar riscos para a saúde e manter os trabalhadores saudáveis. Ela estuda todos os aspectos do ambiente e as potenciais ameaças para a saúde dos colaboradores de uma empresa, especialmente no caso de fábricas e indústrias, onde os riscos de acidentes são maiores.
As operações industriais são os locais mais propensos a oferecer riscos de saúde relacionados à poluição sonora gerada por máquinas e equipamentos pesados. Esses tipos de plantas industriais também são propensas a ter níveis mais perigosos de materiais químicos e radioativos no ar, como gases, vapores, substâncias líquidas e aparas de metal. Vale lembrar que altos níveis de partículas finas de vidro e pó também são regularmente encontrados nesses ambientes.
Os higienistas do setor industrial trabalham com gestão de pessoas e organizações de trabalho para resolver problemas relacionados à saúde do trabalhador. Para aumentar a conscientização dos funcionários, um higienista pode postar comunicações internas e adotar treinamentos específicos no sentido de educar os colaboradores com medidas preventivas, ressaltando todos os tipos de problemas que os materiais perigosos podem causar, desde simples alergias até doenças mais graves.
Além de explorar as ameaças físicas ao bem-estar do empregado, é papel de um higienista industrial examina o local de trabalho para produzir ambientes livre de estresse. Alguns estudos têm mostrado a importância dos esforços no sentido de fazer com que as doenças mentais e físicas nessas áreas podem ser tão tóxicas para a saúde do empregado como os agentes contaminantes do ar. O interessante é perceber que o alívio de ambientes estressantes é muito mais desafiador do que a limpeza do ar.
Outras notícias relacionadas a segurança do trabalho:
Conceito de segurança intrínseca O que é um coletor de pó Princípios de segurança industrial Segurança na operação de guindastes Foxconn admite trabalho infantil em suas fábricas Usabilidade e ergonomia Pesquisa revela falta de confiança no monitoramento de gás Saiba mais sobre a norma ISO 14644 Luvas de látex preto para proteção Luvas de PVC ajudam na segurança dos trabalhadoresAutor(es):
Renata Branco
Editora
Segurança do Trabalho
Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho