O que é contabilidade social?Contabilidade Social é um tipo de contabilidade que uma empresa realiza para colocar um valor agregado sobre a influência que suas operações representam na sociedade. Ela exige que as companhias observem atentamente todas as suas ações e verifiquem qual o tipo de impacto essas atividades exercem sobre as pessoas, lugares e sobre o meio ambiente.

O conceito de Contabilidade Social não lida com os mais variados modelos de ativos, como acontece com a contabilidade financeira. Muito pelo contrário, ela é focada nos comportamentos das organizações na sociedade e visa medir a consequência de cada ação realizada pelas empresas. Qualquer empresa pode sofrer este tipo de avaliação, independentemente do seu porte.

Este conceito foi um fenômeno que surgiu na última parte do século 20, em nome da responsabilidade social que as companhias devem ter com seus parceiros, colaboradores, acionistas e especialmente com o meio ambiente. Seu crescimento como uma disciplina de contabilidade decorre da pressão do movimento ambientalista dentro das grandes corporações. Além disso, os governos e o público de modo geral passaram a exigir mais transparência e clareza em relação às atividades realizadas pelas empresas, bem como suas implicações.

Contabilidade Social, ao contrário de contabilidade financeira, procura entender as contribuições, ou a falta dela, que as empresas praticam em prol da sociedade. Ele se preocupa com o comportamento das empresas em contribuir para o bem-estar das pessoas e do planeta. Por conseguinte, a contabilidade social, muitas vezes leva o nome de contabilidade social e ambiental, com base na elaboração de relatórios sociais das empresas e de relatórios de responsabilidade social corporativa.

Por causa de seu foco dos aspectos de informação financeira de uma empresa, a contabilidade ambiental e social vai também recebe o nome de “relatórios não-financeiros e contábeis da sustentabilidade”. A sustentabilidade em longo prazo se aplica às operações de uma empresa em todos os seus setores e departamentos.

A Contabilidade Social é um processo que qualquer tipo de entidade pode realizar, não apenas as empresas que estão focadas na rentabilidade. Isso inclui agências governamentais, empresas com fins não-lucrativos e instituições de caridade. Em essência, trata-se de contabilidade com responsabilidade social - exige que as organizações coloquem em prática atitudes que contribuam para a sustentabilidade do planeta e para o bem estar da humanidade.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Responsabilidade Social
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Responsabilidade Social