Logística verde: preocupação com o meio ambienteLogística verde é uma forma de logística desenvolvida para ser ambientalmente amigável, além de ser algo social e economicamente funcional. Muitas empresas modernas se orgulham de suas políticas ecológicas e suas práticas sociais. Portanto, as atualmente estão mais interessadas em adotar os conceitos de logística verde pode utilizar os serviços de logística de consultores que se especializaram em ajudar as empresas a converter, reformar e racionalizar os seus sistemas de logística existentes.

Os processos logísticos envolvem o movimento de produtos de cada etapa entre matérias-primas e consumidor final do produto acabado. Um dos principais focos da logística é entregar um produto que irá satisfazer os consumidores com o menor custo possível, adotando uma série de medidas usadas para reduzir os custos globais. Gestão da cadeia de abastecimento, armazenagem, varejo, manufatura e inspeções de segurança são uma parte da logística.

No caso da logística verde, todas as questões que dizem respeito à cadeia de suprimentos tem também um fator adicional de preocupação, o setor ambiental. Por exemplo, um fabricante de bebidas pode reduzir o uso do plástico, fazendo as garrafas mais leves, assim reduzindo os custos de transporte. Em outros casos, a fabricação de um produto ambientalmente correto pode custar mais e isso acaba gerando um conflito com a logística nos seus moldes tradicionais.

Alguns exemplos de logística ambiental incluem: transporte de produtos em conjunto, e não em lotes menores e com veículos movidos a combustíveis alternativos para o transporte, redução de embalagens em geral, utilizando matérias-primas que são produzidas de forma sustentável, construção de instalações para a fabricação e armazenamento, que são ambientalmente amigáveis, bem como a promoção de programas de reciclagem e reutilização.

Cada etapa de fabricação e entrega do produto pode beneficiar a logística verde, desde o desenvolvimento de melhores métodos para extrair matérias-primas para a redução de embalagens nos produtos quando eles estão preparados para a entrega. Os consumidores estão muitas vezes dispostos a pagar mais por produtos com rotulagem que indica que a os conceitos praticados de responsabilidade ambiental e social estão sendo aplicados, o que torna a logística verde mais atraente do ponto de vista empresarial, bem como no ponto de vista de gestão ética por parte da indústria.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística