A energia química e sua aplicação na indústriaCientificamente, a energia é definida como a capacidade para realizar um trabalho. Embora existam muitas formas de energia, eles podem ser agrupados em duas categorias: a energia potencial, ou a energia armazenada, e energia cinética, ou energia de movimento. A energia química é uma forma de energia potencial que está contida em elementos como combustível, alimentos e baterias.

Dentro de cada categoria, há muitas formas diferentes de energia. A energia química é uma forma de energia potencial, juntamente com a energia mecânica, a gravitacional, a nuclear e energia elétrica. Todas estas formas de energia são armazenadas em um objeto e são convertidos em formas de energia cinética quando uma força é aplicada. As diferentes formas de energia cinética são a energia radiante, que inclui a luz, raios X e ondas de rádio, calor, movimento e som.

Tal como referido pela primeira lei da termodinâmica, a energia não pode ser criada nem destruída, só pode ser convertida de uma forma para outra. Durante as reações químicas, as moléculas são criados ou destruídos. Se um produto é criado, a energia química fica armazenada nas ligações que formam as moléculas. Se algo é quebrado, a energia química é liberada, geralmente em forma de calor. Uma reação que libera energia é chamada de exotérmico e, quando absorve a energia, é chamada de endotérmico.

O alimento que ingerimos é um exemplo de elemento que contém energia química. A energia é armazenada nas ligações das moléculas que compõem o alimento. Quando o ingerimos, as grandes moléculas são quebradas em moléculas menores que podem ser utilizadas pelas células do corpo. O processo de decomposição e consumo do alimento por nossas células é chamado de respiração. Durante a respiração, a energia química é convertida em calor, energia cinética, e outras formas de energia química, como a armazenada nas células de gordura em nosso corpo.

A comida é apenas um exemplo de um combustível – só que para os animais e seres humanos. Outras formas de combustível incluem a madeira e produtos químicos, como o petróleo. Quando a madeira é queimada, a energia química nas células da madeira se quebra e o calor é liberado. No motor de um carro ou caminhão, a energia na gasolina é convertida em calor e movimento, para fazer o carro movimentar-se.

A energia cinética pode ser convertida em energia potencial. Durante o processo de fotossíntese realizada pelas plantas, a energia radiante, ou a luz do sol, é convertida em energia química, que fica armazenada. Quando os animais comem as plantas, a reação inversa ocorre. Os laços são quebrados, o que libera a energia química armazenada para os animais possam utilizá-lo em prol de suas funções vitais.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia