Fontes de calor usadas na soldagem de metaisBasicamente são dois os tipos de fontes de calor usadas na soldagem de metais, sendo eles: arco elétrico e fonte oxiacetilênica. No caso do fornecimento de calor com uso do arco elétrico, este tipo de fonte de calor é aplicável em diversos tipos de metais com as mais variadas espessuras. A temperatura obtida com a chama oxiacetilênica é de 3200ºC na ponta do cone, considerando-se que esta chama é a decorrência da combustão do oxigênio e do acetileno.

A temperatura do arco elétrico atinge valores de até 6000ºC. Seu calor intenso e concentrado solda rapidamente as peças e leva o material de preenchimento até o ponto de fusão. Nesse estado, os materiais se misturam e, após o resfriamento, as peças ficam soldadas.

Vale lembrar que os processos de soldagem apresentam muitas vantagens em relação aos outros meios de união de metais, como o aparafusamento, arrebite e outros, pois oferece mais qualidade na junção dos metais, torna-os mais leves e promove economia de tempo e melhor fluxo de força.

Apesar de oferecer inúmeros benefícios, a solda em metal mecânica também proporciona riscos, afinal, uma peça, depois de soldada, não pode ser desmontada. Além disso, durante a solda, é comum acontecerem trincas e rachaduras na peça soldada. Na grande maioria das vezes, o acabamento e polimento é algo necessário após a soldagem dos metais. Outro fator que cria vários empecilhos ao serviço de solda é, para a realização desse trabalho com total precisão e qualidade, as empresas precisam contar com profissionais altamente qualificados.

Contudo, bons soldadores estão em falta no mercado e não é pequeno o número de empresas e indústrias que optam por investir na capacitação de seus funcionários, tornando-os mais qualificados para a execução dos trabalhos de soldagem nas suas mais variadas vertentes. Nos mais variados processos de soldagem, os soldadores podem optar por utilizar diferentes tipos de fontes de calor em solda. No caso da solda por atrito, a fonte de calor fornecida é por movimento. Já na soldagem por resistência, usa-se a chama por corrente elétrica e na solda de cavilhas por arco elétrico, utiliza-se a chama de descarga de gás.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica