Registros de manutenção ajudam na gestão de ativosOs registros de manutenção são notas escritas que servem de documentação sobre a manutenção de uma determinada peça ou equipamento, sendo uma ferramenta muita importante para a gestão dos ativos na planta industrial. Esses registros são particularmente úteis na gestão da manutenção, porque eles ajudam as empresas a garantir que o seu equipamento está em boas condições. Além disso, eles fornecem às empresas uma maneira de gerir e controlar as despesas de reparação na manutenção corretiva e no planos de manutenção preventiva.

O uso do livro de registros de manutenção é particularmente importante em uma fábrica, onde um grande número de máquinas de alto valor financeiro é utilizado diariamente. Esses registros garantem que a manutenção de ou instalação de qualquer equipamento seja concluído de modo adequado e que as operações da usina funcionem sem maiores problemas. Por exemplo, um livro de registros de manutenção bem detalhado todos os reparos ou serviços de manutenção pode ajudar a evitar acidentes decorrentes equipamentos defeituosos.

Independentemente do tipo de negócio, a gestão da manutenção pode ser importante para uma série de razões. Por exemplo, um cronograma de manutenção é bastante valioso para os técnicos de serviço no sentido de diagnosticar melhor os problemas repetitivos em máquinas ou veículos. Além disso, os bons registros proporcionam aos gerentes de departamento e funcionários a segurança de que um equipamento está funcionando em conformidade com todas as garantias do fabricante.

Os registros na manutenção também ajudam as empresas a monitorar um equipamento que precisa passar por manutenção preventiva. Caso uma empresa seja processada em razão de uma peça com defeito, os registros de manutenção são aliados essenciais em caso de apoio à empresa. Desenvolver um plano de registro de manutenção exige que as empresas, em primeiro lugar, façam um inventário de todos os seus equipamentos.

Qualquer item que precise ser inspecionado periodicamente ou reparado deve ser incluído nesta lista e, a ele, deve ser atribuído um número de rastreamento. Por exemplo, máquinas, veículos, ferramentas e outros dispositivos devem ser registrados. Nesse caso, um software de gestão de manutenção revela-se útil em ajudar as empresas a organizar toda esta informação. Com dados documentados eletronicamente há a necessidade de se fazer um backup de todos os dados armazenados no sistema de gerenciamento de manutenção.

Após o inventário ser concluído, os registros de manutenção exigem atualização periódica sempre que o trabalho for realizado em uma parte do equipamento. Geralmente, os registros devem documentar que tipo de trabalho foi realizado e quando ele foi executado, assim como quem fez o trabalho. Além disso, quando as inspeções e testes de equipamentos ocorrem, o registro de manutenção deve indicar se as inspeções ou ensaios seguiram orientação do fabricante com base nos procedimentos operacionais da empresa. As despesas relacionadas ao trabalho e as peças também devem ser documentadas de modo a apoiar os serviços de previsão orçamentária.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Comentários

06/12/12 às 19:03h
RAPHAEL LIMA
Boa tarde, alguém pode indicar algum software de gestão de manutenção no qual eu consiga registrar manutenção periódicamente,as inspeções e testes de equipamentos, os trabalhos realizados e quem realizou conforme diz no texto?

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção