Propriedades do aço inoxidávelO aço inoxidável é o nome universal para designar um tipo de metal, o aço, utilizado principalmente como elemento anti-corrosivo. O aço inoxidável foi desenvolvido para resistir a uma série de ambientes corrosivos, evitando que as estruturas metálicas sofram desgaste e corrosão ao longo do tempo, mesmo em condições de dura exposição à água, aos raios solares e substâncias químicas. É também um material que pode ser chamado de “ecologicamente correto”, que pode ser derretido, reciclado e transformado nos mais variados objetos.

O aço inoxidável é sempre produzido com cromo. A quantidade mínima de cromo usado para fazer aço inoxidável é de 10,5%, e na verdade, é o metal cromo que faz com que o aço seja inoxidável. O cromo também melhora a resistência à corrosão, formando uma película de óxido de cromo no aço. Esta camada muito fina, quando colocada sob as condições certas, pode também ter a propriedade de auto-reparação.

Existem outros elementos utilizados para fazer aço se tornar inoxidável, como o níquel, o gás nitrogênio e molibdênio. Esses elementos juntos formam diferentes estruturas cristalinas que permitem uma variedade de propriedades em usinagem, solda e conformação de metais na indústria metal mecânica.

Basicamente, existem quatro tipos principais de aço inoxidável. Destes, o aço austenítico é o tipo mais utilizado. Tem um teor de níquel de pelo menos 7%, o que o torna muito flexível. Esse tipo de aço é aproveitado em uma gama muito ampla de produtos eletrodomésticos, em tubulações industriais, em navios, em estruturas de construção e fachadas arquitetônicas.

Já os aços inoxidáveis ferríticos têm propriedades semelhantes ao aço leve, mas apresentam melhor resistência à corrosão. Este tipo de aço é usado em máquinas de lavar roupa, caldeiras e em arquitetura de interiores. O aço inoxidável martensítico é muito forte, pois ele contém por volta de 13% de cromo e é destinado a fazer facas e lâminas de turbina eólicas, por exemplo.

Há também um aço inoxidável duplex que é um composto de aços austeníticos e ferríticos. Este aço é forte e flexível. E são mais comumente usadas na indústria do papel e celulose e nas indústrias de construção naval. Eles também são amplamente empregados na indústria petroquímica. O aço inoxidável é um material muito versátil. Pode ser usado literalmente por anos e permanecer inoxidável. Cabe ressaltar que os produtos em aço inoxidável têm uma vida significativamente mais longa do que os produtos feitos de outros materiais. Há menos custos de manutenção e o aço inox também tem um valor muito elevado como material reciclável.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica