Manutenção de tornos CNCOs tornos de fabricação CNC são equipamentos industriais muito difundidos em todo o mundo por serem um importante componente da indústria transformadora, já que o sistema automatizado desse tipo de máquina agilizou muito a produção nas fábricas para atender a demanda, reduziu custos e aumentou as exigências de qualidade na indústria de componentes fabricados. Pra manter as máquinas em pleno funcionamento, é importante realizar a manutenção de tornos CNC com frequência.

Diversas empresas, implementam o uso de tornos CNC novos ou usados como um meio de reduzir seus custos ao utilizarem um sistema totalmente automatizado de produção. Isso garante a diminuição desperdícios com escórias de material, além de requerer menos esforços por parte dos funcionários, que podem se dividir em outras tarefas.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Embora estes sejam fatores que auxiliam a melhorar as linhas de produção na fábrica, é válido dizer que é preciso estar muito vigilante quando se trata de manter esses equipamentos em boas condições de funcionamento para que os calendários de produção não sejam comprometidos e os níveis de qualidade não sejam sacrificados. Isto significa que há um aumento no nível de exigência sobre o trabalho do pessoal de manutenção no sentido de garantir a confiabilidade e disponibilidade dos ativos na planta industrial.

Manutenção de tornos CNC

                                                                 Manutenção de tornos CNC

A primeira etapa envolve a manutenção de rotina. Neste procedimento, são estabelecidos períodos para cada ação de manutenção. De acordo com o tipo de manutenção feita nos tornos - seja ela corretiva, preventiva, planejada e preditiva – é preciso estabelecer um plano de aço que leve em conta os riscos de falhas de acordo também com o tempo de uso do equipamento. Máquinas mais antigas e muito exigidas precisam passar por etapas de inspeção e de reparos com maior intensidade se comparadas às máquinas mais novas e modernas. Os procedimentos rotineiros de manutenção envolvem a troca de fluídos refrigerantes, inspeção e regulação de mecanismos de segurança, troca de óleo hidráulico, entre outras medidas.

O procedimento de manutenção segundo envolve a manutenção preventiva. A manutenção preventiva abrange a inspeção das correias, com ajuste, reparo ou substituição de componentes que possam apresentar falhas ou avarias. A manutenção preventiva consiste em desenvolver uma história de desagregação dos componentes, permitindo a identificação de problemas antes que eles aconteçam e prejudiquem a produção.

Mesmo com um planejamento de manutenção de tornos CNC, muitas vezes é impossível prever quando uma falha pode acontecer. Para isso são adotados os procedimentos de manutenção corretiva, que somente entram em jogo quando um componente já falhou. Como se pode prever, este tipo de ação pode se tornar muito oneroso para as indústrias e empresas devido ao baixo tempo de reparos disponível, especialmente quando há necessidade de troca de peças que não constam no estoques de peças de reposição.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção