Manutenção e instalação de válvulas industriaisAs válvulas industriais têm um importante papel no processo industrial, e se apresentam como um dos componentes com maior necessidade manutenção de rotina. A fim de tornar a função de válvula em seu máximo desempenho, um exame periódico da performance da válvula industrial é um cuidado necessário e que, muitas vezes, é apontado como um critério de sucesso ou de fracasso na produção. É com base na manutenção e instalação de válvulas industriais que se pode preservar equipamentos como bombas, caldeiras, motores e tubulações.

Ao comprar qualquer modelo de válvula, o ideal é logo instalá-la no local adequado. Mas caso a compra seja feita apenas para repor estoque, ou seja, o componente não será utilizado de imediato, é preciso ter alguns cuidados extras com a armazenagem do produto. De preferência, é melhor que a válvula seja mantida na embalagem, fechada e em local seco, protegida da luz, do vento e de chuva. Se a válvula estiver fora da embalagem for guardada em local onde sofra exposição, a corrosão e o desgaste podem afetar a peça antes mesmo de ela ser utilizada.

Outra dica é que, por exemplo, devemos cobrir as portas de ambos os lados das válvulas de esfera e armazená-las na posição aberta. É situação semelhante às válvulas de globo e válvulas de retenção, mas elas devem ser armazenadas em posição fechada. Durante o processo de instalação de uma válvula em qualquer tipo de equipamento ou de tubulação verificar se a máquina está desligada e sem passagem de força. Este procedimento garante não só a segurança do aparelho, mas principalmente do operador e do responsável pela manutenção dos ativos.

Quando a válvula é colocada em processo de funcionamento, é aconselhável seguir todas as instruções e uso do dispositivo. Mesmo para profissionais que já estão habituados a lidar com todos os tipos de válvulas industriais, como as válvulas solenóides, válvulas de pé, de gaveta, macho, hidráulicas, pneumáticas, válvulas de retenção e de controle, entre outras, elas podem apresentar algumas características peculiares, de acordo com seu modelo e especificações do fabricante.

Após a instalação ou manutenção das válvulas, o operador deve se preocupar em testar o dispositivo de acionamento para saber se atende aos requisitos de fechamento e abertura da forma adequada. Os testes de vedação precisam demonstrar resultados satisfatórios, caso contrário, isso significa que o dispositivo não é capaz de cumprir com as especificações necessárias, colocando os equipamentos e risco.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção