Ética empresarial, sua empresa tem?Após o escândalo de envolvimento da empresa norte-americana Enron com práticas irregulares de contabilidade em 2001, a comunidade empresarial em geral começou a se concentrar mais na promoção do comportamento ético dentro das empresas. Agora, é comum que empresas grandes e pequenas dêem mais importância ao lado da ética empresarial, passando orientações para os seus funcionários.

As práticas de governança corporativa foi uma das ações que passaram a ser implementadas dentro das companhias. Naturalmente, qualquer organização empresarial bem sucedida deve permanecer focada na obtenção de lucros. Com a ausência de lucratividade, a empresa perde o valor e os funcionários acabam também por perder seus empregos. No entanto, a ética nos negócios não permite que uma companhia possa fazer o que for necessário para ganhar dinheiro.

Responsabilidade social corporativa determina que o ramo empresarial ofereça condições seguras de trabalho e utilize práticas de produção que não prejudiquem o meio ambiente. A ética e responsabilidade social nos negócios também exigem que as empresas forneçam dados financeiros precisos aos acionistas, evitando a publicidade dos seus produtos e serviços aos consumidores sob falsos pretextos.

O conceito de ética empresarial é muitas vezes referido como ética aplicada, pois tenta traduzir o utilitarismo, a teoria do contrato social e outros princípios teóricos em regras aceitáveis de comportamento em várias situações do mundo real. No nível universitário, muitas escolas já têm programas para encorajar os estudantes a desenvolver uma consciência ética empresarial e profissional. Estas classes geralmente usam estudos de caso como base para as discussões sobre o que constitui o comportamento ético.

De certa forma, o governo pode regular o comportamento ético das empresas ao aprovar leis que exigem das companhias a tomada de ações com base nos conceitos éticos e levando em conta os preceitos da governança corporativa e de responsabilidade social. No entanto, as organizações profissionais podem ser as mais bem equipadas para transmitir um senso de ética empresarial em uma indústria particular. Diversas organizações mundiais contam com códigos de conduta ética nos quais os membros são obrigados a seguir e proporcionar ações de formação regulares que ajudam a incentivar e a abrir discussões sobre ética nos negócios.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Responsabilidade Social
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Responsabilidade Social