Começou no Centro de Exposições de Curitiba, no Parque Barigui, a Expomac - 15ª Feira Sul Brasileira da Indústria Metal-Mecânica. Com a participação de 250 empresas, o evento será palco de lançamentos de produtos e serviços. A expectativa da promotora Diretriz Empreendimentos é que mais de 25 mil profissionais e empresários do ramo visitem a maior feira do setor no sul do país.

A feira é realizada em um momento de crescimento da indústria de máquinas e equipamentos. O faturamento global no primeiro semestre de 2004 foi de mais de R$ 20 bilhões, o que representa um aumento de 21,1% na comparação com o ano anterior. As exportações novamente tiveram um crescimento expressivo (30,5%) e o nível de emprego segue em ascenção.

O segmento metal-mecânico compartilha destas estatísticas. Em 2003, o setor exportou 17,9% a mais do que no ano anterior e abriu 1.413 novas vagas. No primeiro quadrimestre deste ano o nível de emprego continua em ascenção, registrando variação positiva de 8,1%.

Os números do Paraná também motivam os empresários. Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, a produção física do setor de máquinas e equipamentos cresceu 27,5% em março, na comparação com o mesmo período do ano passado. Este crescimento tem proporcionado também o aumento de empregos no setor, em especial no segmento metal-mecânico. A indústria metalúrgica empregou 7,9% a mais no primeiro semestre que em dezembro do ano passado, enquanto que a indústria mecânica contratou 4,2% mais no mesmo período.

São esses números, somados a tradição da feira, que fazem a Diretriz Empreendimentos acreditar em um volume de negócios acima de R$ 55 milhões, sem contar os contratos fechados após o evento. Os expositores estão confiantes e apostam que a feira será o grande palco de negócios da região. "É a feira mais forte do setor no sul. Todos os nossos clientes e potenciais clientes estarão lá", destaca o gerente de marketing e treinamento da Iscar, Ricardo Freitas. "O mercado está aquecido, por isso esperamos muitos negócios na Expomac", afirma Mauro Luiz Habitzreuter, diretor da Ferramentas Gerais no Paraná. "O retorno é extremamente positivo. Os contatos feitos geram negócios. Somos exemplo disso, pois conquistamos vários clientes na última edição da feira", destaca o gerente da filial da Karllruber no Paraná, Anderson Sena.

A Expomac abre ao público a partir das 15 horas. A abertura oficial acontece as 16 horas na presença de empresários e autoridades do setor.

Expomac - 15ª Feira Sul Brasileira da Indústria Metal-Mecânica

Data - 10 a 14 de agosto

Local - Centro de Exposições de Curitiba - Parque Barigüi

Horário - Terça a sexta, das 15 às 21 horas e sábado, das 14 às 20 horas.

Proibida a entrada de menores de 16 anos.

Autor(es): Assessoria da Feira

facebook      twitter      google+

Feiras & Eventos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Feiras & Eventos