Manutenção preventiva de óleo e filtro de ar em automóveisUm bom planejamento de engenharia de manutenção preventiva anda de mãos dadas para o funcionamento perfeito e sem complicações de um veículo. No entanto, a engenharia de manutenção vai muito mais além de evitar o desgaste natural dos componentes de um veículo. É trabalho dos engenheiros automotivos projetar e desenvolver um bom veículo, mas está nas mãos dos engenheiros de manutenção automotiva executar, entre outras ações, a manutenção preventiva de óleo e filtro de ar em automóveis.

A manutenção preventiva é nada mais do que adotar medidas com o objetivo de garantir que o veículo desempenhe todas as funções de forma eficaz e sem oferecer riscos aos usuários provenientes de todos os problemas que surgem devido à falta de cuidados. Além disso, a manutenção preventiva é muito menos onerosa em longo prazo, em comparação com a reparação de defeitos. Aqui estão algumas diretrizes básicas de manutenção preventiva que você pode seguir para garantir um bom desempenho ao seu veículo.

Troca de óleo

Embora este seja o passo mais óbvio e comum de manutenção preventiva e corretiva, é talvez o mais esquecido e ignorado. Preferencialmente, tanto o óleo lubrificante quanto o filtro do óleo precisam ser trocados a cada 5.000 km, ou a cada seis meses. Se isso não for feito, os danos ao motor podem causar grandes prejuízos ao dono do automóvel, além de causar sérios riscos de acidentes no trânsito.

Os aditivos encontrados no óleo tendem a se desgastar, tornando-o mais espesso. Isso cria uma enorme resistência do motor, que começa a desgastar-se sob a tensão. O motor também pode desenvolver vazamentos com o ressecamento das vedações de borracha, e isso pode ser muito oneroso para consertar. O simples processo de troca de óleo em um período regular pode prevenir uma série de problemas, bem como poupar muito dinheiro, tempo e esforços.

Substituição do filtro de ar

Esta é uma outra técnica simples de manutenção preventiva que é rápida, fácil e barata, mas muitas vezes, esquecidos ou ignorados. A razão para substituir o filtro de ar regularmente é muito simples: o fluxo de ar circulante livremente auxilia o motor a funcionar com melhor performance, sem exigir muito desgaste. O ideal é que um sistema de filtragem do ar seja substituído a cada ano, mas o tempo de troca é um fator que depende da utilização do veículo.

É bom sempre verificar o filtro de ar do veículo periodicamente e sempre que, e sempre que estiver sujo, o ideal é trocá-lo o quanto antes. Os filtros de ar são componentes baratos e muito fáceis de substituir. Cabe lembrar que a troca do óleo e do filtro de ar só deve ser feito por profissionais que entendam do assunto para evitar dores de cabeça posteriores. A qualidade dos produtos também influencia muito no desempenho dos veículos. Então, é melhor da preferência para produtos de marcas conhecidas e de fabricantes renomados no mercado de produtos para indústria.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção