Ergonomia em segurança do trabalhoErgonomia é a ciência de projetar o trabalho, equipamentos e local de trabalho para atender o trabalhador. Um design ergonômico adequado é necessário para evitar lesões por esforços repetitivos, que podem se desenvolver ao longo do tempo e levam à incapacidade de trabalho em longo prazo. A Associação Internacional de Ergonomia define ergonomia como a disciplina científica relacionada com a compreensão das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. É a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos de design, a fim de criar condições para o bem-estar humano e para seu bom desempenho dentro do sistema global.

A ciência ergonômica é aplicada para cumprir as metas de saúde e produtividade, sendo relevante na concepção de fatores, tais como mobiliário seguro e facilidade em usar as para máquinas disponíveis. A ergonomia em segurança do trabalho está preocupada com a perfeita adaptação entre as pessoas, as ferramentas tecnológicas e os ambientes. Leva em consideração as capacidades do usuário e as limitações na busca de garantir que as tarefas sejam desempenhadas com conforto e segurança.

Para avaliar o perfeito “ajuste” entre uma pessoa e todos os objetos no ambiente de trabalho, sejam móveis e máquinas, os ergonomistas consideram a atividade que está sendo execurada e as demandas do usuário, além de verificar o equipamento utilizado (o seu tamanho, forma, e como ele é adequado para a tarefa). A ergonomia baseia-se em muitas disciplinas para o estudo dos seres humanos e seus ambientes, incluindo antropometria, biomecânica, engenharia mecânica, engenharia industrial, desenho industrial, cinesiologia, fisiologia e psicologia.

Normalmente, um ergonomista terá um título de bacharelado nas áreas de Psicologia, Industrial Engenharia Mecânica, Desenho Industrial ou Ciências da Saúde, e, ainda, um título de mestrado ou doutorado em uma disciplina relacionada. Muitas universidades oferecem mestrado em Ciência da ergonomia, enquanto algumas contam com vagas de mestrado em ergonomia. Na década de 2000, muitos terapeutas ocupacionais migraram para o campo da ergonomia, já que este campo de estudo se apresenta como uma nova área de atuação bastante promissora.

Saiba mais sobre ergonomia em segurança do trabalho

o que é Associação Internacional de Ergonomia?
o que é biomecânica?
o que é macroergonomia?

O que é Associação Internacional de Ergonomia?

A Associação Internacional de Ergonomia é uma instituição com representantes em todo o mundo, cuja principal função é elaborar e promover a ciência e a prática da ergonomia, além de melhorar a qualidade de vida, ampliando o seu âmbito de aplicação dessa ciência, contribuindo para a sociedade. O AIE tem 42 sociedades federadas em todo o mundo, promove e coordena o intercâmbio internacional de informação científica e técnica, organizando e promovendo conferências e reuniões, está estabelecendo um programa de certificação para qualidade em Projeto sobre Ergonomia em segurança do trabalho. Além disso, mantém um diretório de programas educacionais em ergonomia abrangendo 35 países

O que é biomecânica?

A biomecânica inclui bioengenharia, pesquisa e análise dos mecanismos de vida de organismos e à aplicação dos princípios de engenharia e de sistemas biológicos. Esta investigação e análise podem atinge os mais variados níveis, desde o molecular, no qual os biomateriais, tais como colágeno e elastina são considerados, até os tecidos e órgãos. A ciência biomecânica é amplamente utilizada na indústria ortopédica para design de implantes ortopédicos para articulações humanas, peças dentárias, fixações e outros fins médicos. A Biotribologia é uma parte muito importante dessa ciência. É um estudo do desempenho e da função dos biomateriais utilizados para implantes ortopédicos. Ela desempenha um papel vital a fim de melhorar o design e produção de biomateriais sucesso para fins médicos e clínicos.

O que é macroergonomia?

Macroergonomia é uma abordagem à ergonomia, que enfatiza uma visão ampla do sistema de concepção, análise de ambientes organizacionais, cultura, história e objetivos de trabalho. Essa ciência lida com o projeto físico das ferramentas e do ambiente. É o estudo da sociedade e da interface da tecnologia e suas consequências para as relações, processos e instituições. Também lida com a otimização dos projetos de organização e sistemas de trabalho através da consideração de pessoal, leva em conta os aspectos tecnológicos e as variáveis ambientais e suas interações. O objetivo da macroergonomia é um sistema de trabalho eficaz, que resulte na melhoria da produtividade e satisfação do trabalhador, propiciando saúde, segurança e compromisso. A macroergonomia analisa todo o sistema, verifica como cada elemento deve ser colocado no sistema e considera todos os aspectos de um sistema totalmente eficiente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho