Sete soluções de segurança da informação que as empresas devem adotar a curto prazo

São Paulo, 13 de julho de 2010. Há muito tempo a segurança da informação faz parte de planos estratégicos das empresas. Os CIOs, preocupados com o assunto, buscam as melhores práticas no mercado para a proteção das informações, porém, é possível observar ainda que muitas companhias não saíram do âmbito da segurança perimetral. Essa é a opinião de Pedro Goyn, presidente da True Access Consulting, empresa especializada em tecnologias de segurança. Embora o cenário seja esse, segundo o executivo, o mercado começa a despertar para a segurança como questão primordial para agregar valor aos negócios. “A preocupação se volta agora para soluções avançadas, com foco na segurança interna e nos processos de negócios. Aquelas que apresentarem eficiência e melhor gestão da segurança despontarão no mercado”, comenta Goyn.

De uma maneira geral, as tendências apontam para uma demanda crescente de empresas no esforço de garantir a segurança e integridade das informações. Ainda segundo Goyn, além de uma política de segurança interna, com base em comportamento de usuários e normas de acesso a dados, as companhias devem se munir de soluções tecnológicas. “O mercado brasileiro já conta com tecnologias de ponta para esses fins. Nelas é possível encontrar um bom retorno sobre o investimento”, afirma.

Para auxiliar as empresas e CIOs na busca por tecnologias de prevenção, Pedro Goyn preparou uma lista de 7 tecnologias que, se ainda não foram adotas pelas empresas, deverão ser adquiridas em breve:

1 – IDM – Identity Management ou Gestão de Identidade, solução para acompanhamento e gerenciamento do perfis e de usuários internos ou externos para acesso a sistemas e recursos de uma empresa.

2 – DLP – Data Loss Prevention (Prevenção de perda de dados) – Solução que possibilita que as organizações detectem e classifiquem os dados confidenciais a fim de prevenir e proteger perda acidental ou mal intencionada de informações críticas.

3 – SIEM – Security Information and Event Management (Gerenciamento de eventos e informações de segurança) – Solução com a finalidade de coletar e prover análise, em tempo real, de alertas de segurança gerados.

4 – GRC – Governança, Risco e Conformidade – Solução que consiste na integração das áreas de conhecimento de Gestão de Risco, Governança e práticas de auditoria e controle.

5 – Firewall de Aplicação/ Banco de dados – Solução com inspeção profunda de pacotes, analisando requisições e respostas na camada de aplicação.

6 – HSM (Hardware Security Module) dedicado à função de repositório seguro de chaves de segurança provendo assim uma plataforma para serviços de criptografia, como assinatura digital e encriptação. Essa integração nativa torna o processamento das informações muito mais rápido e seguro.

7 – Autenticação por novos dispositivos, como é o caso dos Tokens ópticos geradores de chave de segurança, cartão de segurança, tabela de senhas, dispositivo de senha eletrônicas etc.

“Essas tecnologias são hoje o que podemos considerar de mais moderno no ramo de segurança. A principal dica é olhar para dentro da sua empresa, verificar o que está em prática e adotar as soluções pendentes. Muitas vezes, nossos dados já estão sendo espionados e não nos damos conta, quanto mais nos adiantarmos aos ataques menos problemas teremos no futuro.” finaliza Goyn.

Sobre a True Access Consulting

A True Access Consulting é uma empresa do Grupo TBA focada na oferta de soluções globais em segurança da informação. A companhia integra, implementa e desenvolve soluções completas, além de fornecer serviços de consultoria e suporte técnico. O relacionamento com o mercado é realizado por meio de quatro grandes áreas de negócios: Segurança, Gerenciamento & Monitoramento, Disponibilidade e Serviços.

A companhia já participou de alguns dos maiores projetos de TI desenvolvidos no País, como o SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro), Criptografia do Imposto de Renda via Internet e Conectividade Social da Caixa Econômica Federal. Empresas como AR – Algorithmic Research, CheckPoint, Nokia, Cisco, Huawei, Imperva, MetricStream, IBM/ISS, Microsoft, Novell e Symantec, integram sua rede de parceiros.

Seu portfólio de clientes inclui nomes como ABN Amro Bank, Banco Nossa Caixa, Banco do Brasil, Brasil Telecom, Caixa Econômica Federal, Dimed, Itaú, Prodesp, Serpro, Souza Cruz, TSE/STJ, Claro, Toyota, Liberty Seguros e Eurofarma, Sabesp, entre outros. Com atuação em todo o território nacional, a companhia faz parte do Brassec – consórcio que reúne fornecedores de soluções e serviços voltados à segurança e à inviolabilidade de informações.

Mais informações no site: www.trueaccess.com.br

Informações para a imprensa:

Agência Ideal

Telefone: (11) 3035-2161

www.agenciaideal.com.br

Patricia Bartuira – patricia.bartuira@agenciaideal.com.br

(11) 3035-2192 / (11) 8245-6423

Kátia Silva – katia.silva@agenciaideal.com.br

(11) 3035-2161 / (11) 8226-7302

Ricardo Cesar – ricardo.cesar@agenciaideal.com.br

Kátia Silva

Agência Ideal – Comunicação sob medida

PABX: + 55 11 3035-2161

Direto: + 55 11 3035-2192 Cel.: + 55 11 8226-7302

Rua Ferreira de Araújo, 221, 3º andar

05428-000 – Vila Madalena – S. Paulo – SP

www.agenciaideal.com.br

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password