Sopradores rotativos de bombeamentoOs sopradores rotativos são equipamentos destinados ao bombeamento de líquidos, pós e gases geralmente utilizados para fins industriais. Existem vários tipos de sopradores industriais, mas cada um utiliza a força centrífuga com o intuito de auxiliar o bombeamento. Um soprador rotativo conta com dispositivos de rotação que giram em blocos para auxiliar a criar compressão. As engrenagens do soprador de rotação são rotacionadas dentro de uma caixa de metal e criam bolsões de ar que desenvolvem um efeito de vácuo.

Cada ventilador rotativo tem um tubo de entrada e saída para evacuar qualquer material que esteja atravessando o soprador. O vácuo criado suga o material para o tubo de entrada do ventilador e as forças de dentro do tubo de saída fazem com que o material chegue ao seu destino. Atualmente, os sopradores industriais são produzidos em diferentes modelos de sopradores, como os sopradores de ar, de refrigeração, sopradores de acionamento direto, entre outros, e de médio, pequeno e grande porte, que podem ser usados tanto em residências como em indústrias.

Os sopradores industriais rotativos novos e usados estão entre os tipos mais delicados de sopradores. Isso decorre do uso contínuo para transporte de pó granulado e pequenas partículas de materiais, o que deixa o equipamento mais suscetível a falhas nas engrenagens. Nesse tipo de equipamento industrial, a manutenção periódica é uma ação que se faz necessária para manter a confiabilidade das máquinas e sua disponibilidade durante todo o processo de produção. Estes ventiladores são comumente encontrados em instalações de produção e de fabricação que lidam com elementos finos e que devem ser mantidos em um ambiente monitorado. As indústrias de produção de farinha de trigo, por exemplo usam o soprador rotativo industrial desde a armazenagem até a fase de embalagens.

Cabe lembrar que o ventilador rotativo é um dos tipos mais conhecidos, especialmente para os entusiastas de automóveis. Dispondo de rotação do lóbulo duplo, este ventilador é comumente encontrado em motores para fornecer maior potência. Este tipo de ventilador se concentra em fornecer uma maior quantidade de oxigênio para o motor, aumentando a combustão e proporcionando um automóvel com mais potência e velocidade. A sua única desvantagem é o superaquecimento durante o tempo em que está sendo usado, emboré consumo menos combustível.

Os sopradores de lóbulos são mais aproveitados em máquinas para instalações de tratamento de água. Estes fortes dispositivos de sucção silenciosos são usados, por exemplo, no transporte de tanques de água em uma estação de tratamento por filtração. Eles são conhecidos por estar entre os maiores ventiladores em uso constante nas indústrias e na construção.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos