Como se preparar para a carreira de engenheiro químicoAtualmente, a engenharia é um setor em alta e que está absorvendo não somente os profissionais experientes e gabaritados como também aqueles que ainda nem saíram das universidades. As vagas são tantas que os profissionais em níveis gerenciais, estudantes e recém-formados podem optar por uma carreira pública ou buscar as oportunidades em empresas multinacionais e nacionais de médio e grande porte. Uma das áreas de engenharia em ascensão no momento é a engenharia química. Num mercado tão competitivo, é preciso saber identificar como se preparar para a carreira de engenheiro químico

Um engenheiro químico se envolve em investigação aplicada, usando seu vasto conhecimento da química para criar novos produtos e medicamentos ou melhorar os processos de fabricação. A engenharia química é uma área empolgante, de rápida expansão e que atrai muitos candidatos a emprego. Uma pessoa que deseja obter uma carreira de sucesso como engenheiro químico deve se preparar buscando fontes de conhecimento que vão além dos ensinamentos nos cursos universitários. É essencial basear-se nas mais modernas licenciaturas disponíveis, continuar um aperfeiçoamento com apoio de mestrado ou doutorado no assunto e ainda realizar estágios preparatórios. Uma pessoa bem preparada pode encontrar um futuro profissional recompensador em uma companhia de biotecnologia, na indústria farmacêutica e em muitos outros setores em franca expansão, como a nanotecnologia.

Parece um pouco óbvio, mas vale lembrar que falar outro idioma e obter um certificado em cursos de MBA faz toda a diferença para quem deseja entrar no mercado de trabalho ou se manter “empregável” por muitos anos. Os cursos de MBA existentes hoje no Brasil são considerados especializados, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, onde o MBA é visto como um curso em nível de mestrado. Contudo, a visão gerencial que os cursos em MBA proporcionam auxilia o profissional a ver de forma mais integrada todos os setores da empresa.

O título em pós-graduação, o mestrado ou o doutorado é apresentado como uma forma consistente de alavancar a carreira como engenheiro químico. Um indivíduo pode optar por trabalhar em uma instituição de pesquisa que enfoque medicamentos, biotecnologia, ou estudos agrícolas. Como a ciência e a tecnologia avançam, o campo da engenharia química está crescendo rapidamente, criando muitas oportunidades de emprego para pessoas qualificadas. Indivíduos com as melhores chances de encontrar um futuro promissor na carreira de engenharia demonstram larga experiência no setor de pesquisas, investigação e desenvolvimento de produtos, comprovada habilidade com computadores e equipamentos de testes laboratoriais e ideias criativas para projetos em potencial. Aos homens e mulheres que se estabelecem no campo são geralmente atribuídos muitas oportunidades como liderar posições dentro das indústrias e organizações de pesquisa.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial