Oportunidades na carreira em engenharia têxtilEngenharia Têxtil, também conhecida como tecnologia têxtil, é o estudo de engenharia e de vários princípios científicos e metodologias empregados no processamento e produção de todos os tipos de tecido e fios de fibras têxteis. O estudo da engenhara têxtil envolve princípios químicos e físicos, elementos utilizados para o estudo detalhado e análise do comportamento dos polímeros envolvidos na formação das fibras têxteis. Apesar de haverem muitas oportunidades na carreira em engenharia têxtil, ainda hoje, são poucas as universidades brasileiras que oferecem vagas no curso de engenharia têxtil, como as públicas UEM (Universidade Estadual de Maringá – PR), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Faculdade de Americana, instituição particular no interior de São Paulo.

A engenharia têxtil é um campo inovador, pois é uma área científica que conta com alto desenvolvimento tecnológico. Envolve pesquisa criativa, estudo e exploração de novas técnicas de produção e improvisação. Os fabricantes têxteis não só procuram desenvolver e encontrar novas técnicas para a produção de novos tecidos com melhor qualidade, mas também trabalham constantemente para melhorar as fibras têxteis existentes hoje na indústria têxtil brasileira e mundial. O estado de Santa Catarina é um exemplo de forte polo da indústria de tecidos, fibras e fios. Empresas como a Alterburg, especializada em roupas de cama, mesa e banho, a Hering, indústria de confecção de roupas, bem como a Marisol e a Colcci, além da Karsten.

Um engenheiro que trabalha na indústria e na produção têxtil tem se submeter a um programa de graduação padrão. O curso envolve aulas de mecânica industrial e química. Estes módulos são destinados a fortalecer e solidificar os conceitos básicos de engenharia para os alunos e os prepara no sentido de compreender melhor os aspectos técnicos do campo, já que eles estudam tópicos avançados na produção de têxteis.

Uma carreira em gestão de têxteis, por outro lado, se concentra principalmente no desenvolvimento e reforço da comunicação e de gestão. Este módulo normalmente oferece cursos no âmbito de vendas, controle de qualidade, marketing e gestão de trade marketing. Muito programas avançados em engenharia têxtil possuem foco em tecnologia têxtil e química e ciência da fibra. A educação em engenharia têxtil geralmente envolve também a formação em desenho de plantas, processos de concepção do tecido, tingimento e impressão. Uma carreira na engenharia têxtil oferece oportunidades de emprego em pesquisa e desenvolvimento de produtos, gestão empresarial e de fiscalização, engenharia de processo e de vendas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial