Talhas elétricas para a indústriaAs talhas elétricas, também chamadas de talhas de corrente elétrica, são dispositivos usados em ambientes industriais onde haja necessidade de levantar e deslocar cargas pesadas com rapidez. Em comparação com outros dispositivos mecânicos, as talhas acionadas eletricamente economizam muito tempo e esforço nos processos de movimentação de produtos pesados. Com a crescente popularidade da talha de corrente elétrica, que agora estão disponíveis no mercado em muitas lojas de produtos industriais, é fácil encontrar talhas elétricas, pneumáticas e manuais de várias fabricantes como a Demag, Koch, Bambozzi, CSM e a Samm.

Uma variedade de modelos de talhas industriais está disponível para atender às necessidades de diferentes segmentos industriais. Esses equipamentos basicamente usam um mecanismo simples que possibilita que eles sejam aplicados em uma variedade de situações e em combinação com outros equipamentos industriais. Dependendo das necessidades de operação das indústrias, as empresas podem optar por um número bem vasto de modelos de talhas.

Além disso, as talhas devem ser capazes de atender aos padrões de segurança estabelecidos. Por exemplo, elas devem ser equipadas com um dispositivo de torque-limite para proteção contra sobrecarga de elevação. É ideal também testá-las com sobrecargas antes do envio de mercadoria. A capacidade de carga típica de talhas de corrente elétrica é de cerca de 0,5 a 5 toneladas. Esses equipamentos industriais também estão disponíveis em capacidades de velocidades diferentes para serem capazes de suportar uma variedade de procedimentos de manipulação. A empresa Sam, por exemplo, é especialista na fabricação de talhas elétricas de corrente e de cabo de aço, talhas de elevação, rolantes, pontes rolantes univiga e duplaviga, pórticos, guindastes giratórios e de parede.

As talhas elétricas de corrente tipo “R” possuem blindagem, são resistentes a intempéries e contam com classe de proteção IP54 ou IP55. Apresentam rotor cônico deslizante, com freio cônico que não requer ajustes posteriores. A engrenagem é planetária, montadas sobre rolamentos de esferas. Já a talha de corrente motorizada – SCM produzida pela Koch Metal possui motores com proteção IP 55, comando por botoeira, é de fácil instalação e operação, tem peças intercambiáveis e correntes de alta resistência. Conta com capacidade de içamento de 0.5 a 1 tonelada e elevação de até cinco metros.

Vale lembrar que antes de negociar a compra desse tipo de produto, é preciso verificar se ele atende as especificações do seu setor e privilegia as normas de segurança, incluindo a capacidade nominal da talha. Caso o dispositivo não esteja em conformidade com as normas exigidas, danos sérios podem ser provocados aos equipamentos, além de haver riscos de ferimentos graves nos operadores. Antes de operar o elevador, o ideal é ler o manual de operação e treinar a equipe de forma adequada, não esquecendo de que as talhas também precisam de manutenção de rotina, mesmo sem apresentar falhas aparentes.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos