Tipos de solventes orgânicos usados na indústriaExistem basicamente três classificações ou tipos de solventes orgânicos usados na indústria química a considerar. Existem solventes oxigenados, solventes hidrocarbonetos e solventes halogenados ou aromáticos. Os solventes são líquidos mais grossos que se dissolvem ao interagir com outros líquidos para atingir uma finalidade especificamente. Em alguns casos, a solução de solventes será empregada como um agente de limpeza. Em outros casos, o solvente irá permear uma superfície e fornecer um grau maior de proteção. O solvente pode também oferecer um grau de lubrificação, embora este suprimento para esta finalidade dure apenas um curto período de tempo.

Os solventes oxigenados incluem produtos como cetonas, éteres de glicol e álcool. Estes tipos de solventes são criados por meio da extração de elementos de outros produtos químicos para ganhar a consistência desejada e equilíbrio dos componentes. Geralmente, os solventes oxigenados têm uma taxa muito elevada de pureza, devido ao produto ser refinado na fase final de produção. As partículas minuciosas e até mesmo o excesso de água são extraídos antes de o solvente ser considerado pronto para uso.

Já os solventes hidrocarbonetos incluem hidrocarbonetos aromáticos e alifáticos que os tornam ideais para uso em uma série de produtos para o lar. Estes tipos de solventes são um pouco mais complexos em sua composição simples do que os solventes oxigenados. Os solventes hidrocarbonetos tendem a ser destilados para se adequarem a uma finalidade. Isto significa que a composição do produto, cor e cheiro do produto final podem variar consideravelmente, dependendo da finalidade a que o produto se destina e de sua aplicação na indústria.

Os solventes halogenados são solventes hidrocarbonetos que passam por um processo de cloração. Isso significa que esses tipos de solventes orgânicos será possuem praticamente as mesmas qualidades e características. A quantidade de líquido que dissolve o produto geralmente é um pouco diferente, mas os solventes aromáticos podem ter um aroma mais pungente do que os solventes mais suaves feitos a partir de hidrocarbonetos.

Todos os tipos de solventes químicos são usados em ambientes domésticos, de trabalho e nas indústrias. Alguns dos solventes são mais adequados para limpeza de superfícies, tais como bancadas e pisos, adicionando uma camada de proteção a diferentes. Outros servem para lubrificação dos aparelhos de pequeno porte, ajudando a remover os odores desagradáveis do ambiente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais