Diferentes tipos de interruptores elétricosOs interruptores elétricos são dispositivos capazes de desviar uma corrente elétrica. Estes componentes elétricos podem ser mecânicos, elétricos ou eletrônicos, e são compostos com dois ou mais dispositivos de contato, montados sobre uma estrutura de isolamento. O uso desses artigos elétricos e eletrônicos é sempre muito importante na indústria e na construção civil. Por isso, diferentes tipos de interruptores elétricos têm sido desenvolvidos pelos fabricantes de componentes eletroeletrônicos.

Os comutadores elétricos se dividem em duas categorias básicas: interruptores e comutadores de sinais. Empregados para energizar ou desenergizar uma carga elétrica, os interruptores são comumente encontrados nos interruptores de luz, ferramentas elétricas e eletrodomésticas. Os comutadores de ruptura de carga são aproveitados em sistemas de alta tensão, que exigem ampolas de arco, ou dispositivos de segurança que detectam a arco elétrico, similares à função de um disjuntor.

Os comutadores de sinais elétricos são ajustados para reagir a circunstâncias que exigem uma resposta predefinida. O termostato de um aquecedor ou condicionador de ar é um exemplo bem simples disso. Quando uma determinada temperatura é atingida, o termostato envia um sinal para que o interruptor elétrico desligue automaticamente. Esses tipos de comutadores de sinais também são encontrados em freezers, geladeiras, luzes de segurança e sensores acionados. Algumas luzes de segurança são ativadas por controle fotoelétrico de luz que são acionados quando a luz natural tem atingiu um determinado nível.

Os interruptores elétricos mais comuns são chaves mecânicas, que “quebram” o contato elétrico quando alguma força, seja manual ou magnética, é aplicada para mudar a posição de “liga-desliga” do interruptor. Interruptores eletrônicos são interruptores elétricos que não contam com contatos mecânicos, mas sim com o uso de dispositivos de semicondutores. Essas opções aplicam-se aos sinais de controle elétrico para que os terminais do interruptor se abram ou se fechem. Algumas opções de segurança eletrônica instaladas em equipamentos de processamento de alimentos usam frequências da rádio para interromper a energia quando uma porta de segurança é aberta.

Interruptores eletrônicos e elétricos também apresentam várias aplicações médicas, bem como aparelhos de estimulação elétrica, usados para recuperar e acelerar a cicatrização dos tecidos danificados. Aparelhos de eletroestimulação neuromuscular e aparelhos de estimulação neuromuscular funcional usam corrente elétrica controlada por interruptores elétricos, para aliviar a dor, relaxar os músculos, aumentar a circulação sanguínea e prevenir a atrofia muscular.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica