Métodos para aplicação de selanteExistem muitos métodos para aplicação de selante disponíveis para uso em qualquer quantidade de materiais. Da borracha ao asfalto, passando pela madeira e pelos tecidos, aplicação de diferentes tipos de selantes industriais é apenas uma questão de escolha. Atualmente, os fabricantes de selantes industriais produzem esses suprimentos com uma variedade de compostos, cada um com um método mais adequado de aplicação. Muitos produtos oferecem a mesma proteção quando comparados a outros produtos da mesma linha. A finalidade de uso e o tempo previsto para concluir o trabalho são muitas vezes fatores determinantes para a escolha do tipo de selante adequado.

Alguns dos selantes resinosos disponíveis hoje no mercado requerem máquinas elaboradas para aplicar o produto. Outros ainda exigem apenas uma escova ou esfregão e alguns são pulverizados sobre com uma pistola de calafetagem. Antes de aplicar o produto é preciso verificar a época do ano, item essencial para determinar o desempenho do método para alguns aplicativos, pois o calor ou o frio podem afetar a forma de tratamento do selante.

Para vedações em banheiros, a aplicação do selante é ideal com o uso de injetor de calafetagem. O produto para vedação é colocado em um tubo e aplicado através da utilização de uma pistola de calafetagem. O vedante industrial é sobreposto em uma camada muito fina, com movimentos leves feitos com a pistola de calafetagem ao longo de fissuras ou falhas que devem ser preenchidas. Este tipo de selante de resina seca rapidamente e é fácil de limpar.

Em um ambiente de produção na indústria, a aplicação do selante de resina é realizada por aspersão. Os materiais, de madeira ou outros elementos, se movem ao longo de uma esteira de montagem e passam por baixo de um pulverizador. O pulverizador aplica uma quantidade predeterminada de selante sobre o produto que passa através da máquina. Na fabricação de móveis de alta qualidade, o selante é aplicado à mão. Trabalhadores aplicam o selante sobre os móveis com pano macio e pincéis. O selante é colocado no mobiliário e o excesso é retirado para criar um acabamento impecável. Este tipo de aplicação exige o trabalho mais físico, mas muitas vezes produz o melhor resultado.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais