Soldagem micro apresenta muitas vantagensA soldagem micro refere-se ao posicionamento preciso de metais conjuntivos em relação à aplicação de energia de soldas em superfícies com menos de 100 micrômetros de largura. Geralmente realizada sob um microscópio de precisão, o processo de soldagem micro é muito semelhante à soldagem normal, apenas em uma escala muito menor. Na maioria das configurações de alto volume industrial, a solda micro automatizada exige pouca habilidade por parte do operador.

Mas alguns outros tipos de soldagem em metalmecânica exigem um técnico altamente treinado e com uma mão muito firme para executar o trabalho com total precisão. A soldadura de resistência micro é o método mais básico, sendo aproveitado para unir chapas planas de vários metais. As duas placas são sobrepostas e os eletrodos de solda são aplicados em ambos os lados das chapas sobrepostas. Uma corrente elétrica é usada para aquecer o metal até alcançar o estado de fundição. Quando o metal esfria, ele é forjado para formar um vínculo permanente entre os dois metais.

Uma soldadura micro por resistência é utilizada para juntas pequenas peças, tais como fios ou joias, onde uma corrente elétrica age sobre as partes a serem soldadas através do aquecimento do feixe de solda. O processo produz uma temperatura acentuada ao longo do eixo da peça, o que permite que uma ampla variedade de materiais se una sem se deformar. O mais interessante em todas as operações de soldagem micro, é que este processo de solda não produz faíscas.

A soldagem micro a arco é um método de solda mais aplicado quando há necessidade de unir dois metais em formatos diferentes, geralmente com a ajuda de um material de enchimento que é colocado junto do local onde atuará a solda. Uma corrente elétrica é aplicada a um eletrodo que é guiado ao longo da extensão da solda, que aquece o metal base e também o metal de enchimento até que se misturam para formar um novo e único metal. Este método é muito eficiente em reparos precisos em moldes e ferramentas de metal, especialmente quando as partes foram desgastadas e precisam ser reconstruídas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica