Importância da reciclagem para o meio ambienteEmbora a reciclagem tenha se tornado parte da rotina diária para muitas pessoas, toda a importância da reciclagem para o meio ambiente nem sempre é compreendida. Em termos gerais, as pessoas entendem que a reciclagem ajuda a minimizar a utilização de recursos limitados do nosso planeta. No entanto, existem vários outros fatores que fazem da reciclagem um hábito importante para criar uma produção sustentável. Aqui estão algumas outras razões que ilustram porque a reciclagem é extremamente importante para o nosso mundo nos dias de hoje.

Uma das grandes vantagens da reciclagem de materiais é o processo que ajuda a minimizar a presença de resíduos no solo e na água. Alguns itens tais como vidro, papel e plásticos estão sendo reutilizados para fabricar novos produtos; desse modo, eles acabam não ocupando espaço em aterros. E como a maioria das pessoas não está interessada em ter um enorme lixão ou aterro situado próximo de suas casas ou escritórios, a reciclagem torna possível impedir a criação de aterros novos e maiores, com o intuito de acomodar todos os novos resíduos produzidos diariamente em nossas casas e nas indústrias.

Embora muitas pessoas percebam que a reciclagem é algo bom para o meio ambiente em termos de facilitar o reaproveitamento de recursos limitados, elas acabam não percebendo muitas vezes que a escolha de reutilizar e reciclar itens também torna possível reduzir os custos de fabricação de produtos de forma significativa. Por exemplo, há como economizar cerca de 75 a 95% de energia para produzir latas de alumínio a partir de produtos reciclados. Assim, a importância da reciclagem não só se estende à preservação de matérias-primas, mas também para economizar a energia necessária na fabricação de diversos produtos.

Outro exemplo da importância da reciclagem tem a ver com a geração de novos empregos. Quanto mais pessoas reciclam, maior o número de pessoas trabalhando em cooperativas que reaproveitam materiais e geram renda nas comunidades. Mais empregos nas comunidades significa mais dinheiro gasto em lojas locais, mais impostos recolhidos para a cidade ou bairro. A grosso modo, isso culmina em uma economia mais saudável para todos os interessados.

A importância da reciclagem também se aplica à manutenção de um equilíbrio saudável na ecologia do planeta. Pelo fato de que muitas matérias-primas são restritas e muitas vezes não existem outros recursos usados para produzir um certo volume de produtos, a reciclagem de matérias resulta em menos poluição nos rios e florestas e menor agressão à fauna selvagem. Como se pode observar, os esforços combinados de todas as pessoas em reciclar, de fato, faz uma enorme diferença em nosso mundo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente