Com a missão de analisar a produção do alumínio desde a lavra até o produto final, a palestra Tecnologia Limpa na Indústria do Alumínio, programada para o primeiro dia do 10º ENEMET – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas – mostrará que existem impactos ao longo de todo o ciclo produtivo, contudo também existe tecnologia para mitigar cada um deles. “É possível trabalhar de maneira limpa desde que se aplique a tecnologia adequada”, afirma o palestrante e professor da Poli-USP, Arthur Pinto Chaves.

A imagem passada para a sociedade sobre a atuação das indústrias de mineração e metalurgia em relação ao meio ambiente é muito negativa. “Essas empresas são muito agressivas e causam impactos sobre o solo, o ar, as águas e a paisagem. Como resultado, são vítimas do patrulhamento ambiental e objeto predileto do ódio dos ecologistas de plantão”, comenta o professor doutor em Tecnologia Mineral, que deverá ressaltar o avanço da tecnologia ambiental nessa área.

Já a palestra Tecnologia de Materiais e Corrosão na Petrobras abordará estratégias de investimentos; soluções tecnológicas de materiais para ambientes agressivos; desafios de materiais nas áreas de exploração e produção e de abastecimento, gás e energia; processos de seleção de materiais entre outros temas. A atividade será ministrada pelo mestre em Estruturas Oceânicas e gerente de Tecnologia de Materiais e Corrosão da Petrobras, Carlos Cunha Dias Henriques.

Outras palestras que farão parte da programação do Enemet são: ‘Energia’ a cargo do professor Dílson S. Santos (UFRJ), ‘Novas tendências para produção de placas’ a ser realizada por Altemar Dettogne do Nascimento (ArcelorMittal) e ‘O papel do engenheiro de soldagem para o crescimento do Brasil’ ministrada por Daniel Guedes (Böhler).

A programação do Encontro abrangerá palestras, mesas-redondas, mini-cursos, visitas técnicas, rodada de RH e Sessão de Iniciação Científico-Tecnológica, além do Campeonato Esportivo Taça Professor D’Abreu e a balada de encerramento. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM – e acontecerá entre os dias 25 e 28 de julho, no Rio de Janeiro, juntamente com o 65º Congresso da ABM – Internacional (26 a 30 de julho).

Os interessados podem efetuar a inscrição para o Enemet por meio do site http://www.abmbrasil.com.br/enemet/2010/ até o dia 20 de julho.

Serviço de Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Maria Izilda Ferreira Bueno (Mtb 12.995) - (11) 9280-8968

Andressa Gonzalez (Mtb 56.028) – (13) 9786-8017

Fatma Menezello Thorlay Gomes (Mtb 10.738) - (13) 9737-0568

Wellington Costa (Mtb 31.697) – (11) 8224-4290

Fone: (11) 5534-4333 ramais 125 / 191 / 150 / 137

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Feiras & Eventos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Feiras & Eventos