Armazenamento de energia solarA geração de energia solar é uma fonte de energia renovável com muitas vantagens e merece investimentos, mas que também mostra uma desvantagem que está retardando o desenvolvimento da indústria solar a nível global: o problema de armazenamento de energia solar. Por que é importante para armazenar a energia solar? A resposta é óbvia: o sol não brilha durante 24 horas para que o sol forneça energia de modo contínuo.

Muitos especialistas em energia acreditam que o mais promissor método de armazenamento de energia solar está no uso de sais fundidos, como isso foi feito no caso do Projeto Solar 2. Este projeto foi o resultado da atualização do projeto piloto de energia solar térmica, chama do de Solar 1, construído no deserto de Mojave, parte mais alta do deseto da Califórnia, nos Estados Unidos. Um método de coleta de energia solar foi baseado em concentrar a energia do sol em um ponto focal comum para produzir calor com um gerador de turbina a vapor. No Projeto Solar 1, eram utilizados óleo e água como meios de armazenamento, enquanto no Solar 2 foram empregados os sais fundidos como suportes (combinação de 60% de nitrato de sódio e nitrato de potássio 40%).

O sal derretido é uma opção muito eficaz como meio de armazenamento da energia produzida pela sol, pois permitiu que a energia fosse armazenada em grandes tanques para uso no futuro. No projeto Solar 2 foi provado que esse método de armazenagem de energia poderia ser aplicado continuamente. Esta é atualmente a mais promissora tecnologia de armazenamento de energia solar, o que significa que o problema com o armazenamento da energia solar seria eliminado. Outra vantagem é que os sais têm um custo relativamente baixo, capacidade de manter o calor elevada e pode produzir calor em temperaturas compatíveis com os sistemas convencionais de energia.

Uma das opções de armazenamento de energia solar também pode ser a combinação de fontes de energia diferentes em uma planta. Cientistas alemães já testaram o chamado "usina de energia combinada", integrando a energia solar, energia eólica e biocombustíveis para fornecer energia por um longo período de tempo a partir de fontes renováveis. A emissão de armazenamento é uma das questões mais importantes que parcialmente escondem o gigantesco potencial que a energia solar possui. Nesse sentido, a ciência precisa trabalhar em prol de todas as soluções possíveis para resolver esta questão. A moderna tecnologia que utiliza sais fundidos merece mais atenção, e com o desenvolvimento dela o futuro energético com base na energia solar estaria garantido.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia